Ford Media Center

Nova Ford Transit e Transit Custom Com Menores Custos e Maiores Performances com o Novo e Avançado Motor Ford EcoBlue

  • Novos veículos comerciais Ford Transit e Transit Custom estreiam novo motor diesel Ford EcoBlue, que garante uma redução significativa dos custos de propriedade e melhorias em termos de performance
  • Fruto de uma menor cilindrada, o bloco 2.0 Ford EcoBlue melhora os consumos até um máximo de 13 por cento*, disponibiliza mais binário a baixa rotação e adopta intervalos de revisões até 2 anos/60.000 km
  • O avançado bloco diesel foi desenvolvido no âmbito da reconhecida fiabilidade Transit, com o equivalente a 5,5 milhões de quilómetros de testes de durabilidade, alcançando níveis de emissões ultra-baixos e de acordo com a Norma Euro VI
  • Entre as novas tecnologias de assistência ao condutor incluem-se a Estabilização aos Vento Laterais e a Assistência de Pré-Colisão com Detecção de Peões. A caixa automática de seis velocidades estará disponível no final do corrente ano
  • As novas Ford Transit e Transit Custom podem ser encomendadas desde já, com as entregas a iniciarem-se em meados do presente ano

MUNIQUE, Alemanha, 30 de Maio de 2016 – Os novos veículos comerciais Ford Transit e Transit Custom equipados com o novo e revolucionário motor diesel Ford EcoBlue de 2,0 litros, garantindo aos clientes, a partir de meados do corrente ano, melhorias significativas nos custos de propriedade e em termos de performance.

Integralmente novo, o motor Ford EcoBlue de nova geração aumenta a eficiência de combustível até 13 por cento em comparação com o motor de 2.2TDCi anterior, registando emissões de CO2 de 157 g/km*, oferecendo melhorias significativas de binário a baixa rotação para uma condução aprimorada. Disponível para encomenda desde já, o novo motor também irá permitir intervalos de manutenção até 2 anos/60.000 km para os operadores dos modelos Transit e Transit Custom.

Alvo de downsizing, o novo bloco diesel 2.0 Ford EcoBlue foi projectado para ir ao encontro dos rigorosos padrões de durabilidade de veículos comerciais da Ford, propulsionando os modelos Transit através do equivalente a 5,5 milhões de quilómetros de exigentes testes de durabilidade, incluindo 400.000 km de testes em mãos de clientes em situações reais de utilização.

“O desafio foi levar a nossa best-seller Transit a tornar-se mais barata de operar, com melhores performances, mais limpa em termos de emissões, mais silenciosa na cabina, mais segura e ainda mais durável,” disse Pete Reyes, Responsável de Veículos Comerciais da Ford da Europa. “Foi exactamente isso o que fizemos com a nova Transit e Transit Custom com o novo motor Ford EcoBlue.”

As tecnologias diesel de baixas emissões permitem ultra-baixas emissões em conformidade com a rigorosa Norma Euro VI, que serão introduzidas em Setembro próximo, as quais exigem uma redução de 55 por cento das emissões de NOx, em comparação com as normas Euro V.

Para além da nova gama de motores, os modelos Transit e Transit Custom também podem agora ser encomendados com as avançadas tecnologias de apoio à condução, incluindo sistemas de Estabilização aos Ventos Laterais e de Assistência de Pré-Colisão com Detecção de Peões. A partir do final de 2016, os clientes também poderão especificar uma transmissão automática de seis velocidades, em vez da caixa de velocidades manual, e uma nova opção de suspensão traseira a ar nas variantes Transit Custom Kombi.

A Transit de duas toneladas e a Transit Custom de uma tonelada são modelos essenciais no seio da actual e renovada gama Ford Transit, conjunto onde também se incluem as novas vans de menores dimensões Transit Connect e Transit Courier. O sucesso desta gama ampliada ajudou a Ford a tornar-se em 2015 – e pela primeira vez em 19 anos – na marca de veículos comerciais nº 1 na Europa, com vendas totais de 280.000 unidades, um aumento de 23 por cento face ao ano anterior **.

O crescimento manteve-se nos primeiros quatro meses de 2016, com as vendas combinadas dos modelos Transit e Transit Custom na Europa a ascender aos 66.700 veículos **, um aumento de 18 por cento relativamente ao ano anterior.

Motor diesel Ford EcoBlue mais limpo, mais eficiente e mais refinado
O novo bloco diesel de 2.0 litros Ford EcoBlue recorre a uma arquitectura completamente nova, projectada para fornecer toda uma próxima geração de motores limpos, eficientes e refinados, destinados aos futuros veículos de passageiros e comerciais da Ford.

O motor foi desenvolvido com as mais recentes soluções em termos de turboalimentação, injecção de combustível, sistema de combustão, design estrutural e tecnologias de baixa fricção, de modo a proporcionar melhorias significativas de eficiência de combustível, performance e operação, garantindo uma excelente durabilidade e baixo custo de propriedade, exigências esperadas de um qualquer bloco que equipe um modelo Transit.

Para os modelos Transit e Transit Custom, o novo motor diesel 2.0 Ford EcoBlue é proposto com três níveis de potência – 105, 130 e 170 CV – cada uma delas oferecendo mais força e binário em comparação com as disponibilizadas pelo motor TDCi de 2,2 litros anterior. Regista também melhorias em termos de força a baixo regime, com 20 por cento mais binário às 1.250 rpm, oferecendo uma performance mais flexível e ágil na condução diária.

Os menores custos de utilização são suportados pela significativamente melhorada eficiência de combustível. Os derivativos Transit equipados com o opcional Auto-Start-Stop alcançam emissões de CO2 de 174 g/km e um consumo médio de combustível de 6,6 km l/100, ou seja, observa-se uma redução de 10 por cento sobre o derivativo equivalente entretanto descontinuado. Os derivativos Transit Custom equipados com o opcional Auto-Start-Stop atingem emissões de CO2 de 157 g/km, com consumo médio de combustível de 6,1 l/100 km, ou seja, 13 por cento abaixo do modelo de saída equivalente.

A Ford antecipa uma economia nos custos de combustível até 1.600 € ao longo de 130.000 km para um operador de uma nova van Transit Custom de 105 CV, comparativamente ao anterior modelo de 100 CV***.

Os custos de manutenção também se verão reduzidos, com os intervalos variáveis de serviço estendidos até aos dois anos/60.000 km, oferecendo um adicional de 10.000 km entre serviços para ambos os modelos Transit e Transit Custom.

Para ajudar a atingir as rigorosas normas de emissões Euro VI, o bloco diesel de 2.0 litros Ford EcoBlue apresenta um sistema de combustão optimizado equipado com pós-tratamento dos gases de escape, por redução catalítica selectiva, recorrendo a AdBlue® (solução aquosa de ureia).

O novo motor também melhora o conforto do condutor durante os longos dias de trabalho por meio de grandes reduções ao nível do ruído do motor, com níveis de refinamento similares aos dos automóveis de passageiros. A referencial dinâmica de condução dos modelos Transit e Transit Custom foram melhorados através de uma revisão dos esforços necessários com a direcção, para um melhor feedback, para além de adoptar um novo design no amortecimento traseiro para maior conforto e controlo.

Avançadas tecnologias nos modelos e no apoio à condução
Em paralelo com a nova gama de motores, os novos modelos Transit e Transit Custom também beneficiam de novas e avançadas tecnologias de apoio ao condutor e inerentes aos próprios veículos, de modo a aumentar a confiança e o conforto ao volante.

Recorrendo a tecnologias de câmara e radar integradas nos mais recentes automóveis de passageiros da Ford, como o Mondeo e S-MAX, os clientes dos modelos Transit e Transit Custom podem especificar:

  • Assistência de Pré-Colisão com Detecção de Peões – reduz a severidade de algumas colisões frontais envolvendo veículos e peões, ou ajudam os condutores a evitar alguns impactos por completo
  • Cruise Control Adaptativo – usa um radar direccionado para a frente, permitindo que os condutores mantenham uma distância pré-definida para com o veículo à sua frente
  • Reconhecimento de Sinais de Trânsito – fornece aos condutores informações dos limites de velocidade mais recentes detectados, sinais de cancelamento e restrições de ultrapassagem através do ecrã do cluster de instrumentos

Um sistema de Controlo Electrónico de Estabilidade (ESC) mais evoluído equipa de série os dois novos modelos e fornece um conjunto avançado de funções que visam melhorar a estabilidade do veículo em situações de condução extremas, nelas incluindo-se três características patenteadas pela Ford:

  • Estabilização aos Ventos laterais – um novo sistema que aplica os travões de um lado do veículo para reduzir os efeitos de uma rajada de vento lateral repentina no percurso do veículo;
  • Controlo em Curva – um programa exclusivo desenvolvido pela Ford, projectado para desacelerar o veículo de forma segura e estável quando este entra demasiado depressa numa curva, como por exemplo, uma rampa de saída de auto-estrada;
  • Controlo de Estabilidade ao Capotamento – projectado para ajudar a impedir que o veículo capote, através do controlo tanto do binário do motor como da travagem de cada roda individualmente.

Dentro da cabina, os clientes da Transit podem, agora, especificar o sistema de conectividade activado por voz Ford SYNC 2, dotado de um novo ecrã táctil a cores, de 6 polegadas e alta resolução, com um avançado controlo por voz dos sistemas de áudio, navegação e telemóveis. As Transit Custom, por seu turno, integram um novo ecrã de 4 polegadas a cores, de série em veículos equipados com o sistema de conectividade SYNC, substituindo o equipamento de 3,5 polegadas presente no modelo anterior. Do exterior, as novas Transit e Transit Custom equipadas com o novo motor de 2,0 litros Ford EcoBlue são identificadas através de uma nova faixa com acabamento cromado, colocada na grelha frontal inferior.

Para maior conforto e comodidade em condução urbana, os clientes dos derivativos de tracção à frente Transit e do modelo Transit Custom poderão, a partir do final do ano, especificar uma transmissão automática SelectShift de seis velocidades. Esta transmissão oferece uma performance suave, ágil e eficiente, em parceria com o bloco diesel Ford EcoBlue, incluindo Auto-Start-Stop quando aplicado, também fornecendo a opção manual com recurso a botões colocados na alavanca da caixa de velocidades.

Único no segmento, o sistema de suspensão traseira a ar foi desenvolvido especialmente para a Transit Custom e vai ao encontro das normas de durabilidade de um veículo comercial Ford. O sistema de suspensão a ar proporciona deslocações suaves, controladas e ao longo de uma ampla gama de condições de carga, proporcionando uma melhoria no conforto dos passageiros e na dinâmica do veículo, nomeadamente nos derivativos Kombi M1.

Os renovados modelos Transit e Transit Custom oferecem aos operadores de veículos comerciais a habitual gama muito abrangente de versões, incluindo várias opções em termos de altura de tejadilho e de distância entre eixos, uma vasta escolha de pesos brutos e de carroçarias: van, kombi e cabina dupla. Os clientes Transit podem optar entre tracção às rodas da frente, traseiras e integral, esta presente nos derivativos equipados com Intelligent All Wheel Drive, junto com carroçarias Chassis Cabina e Minibus.

# # #

NOTAS AOS EDITORES

Ford Transit & Transit Custom – nova gama de motores

Novo 2.0 Ford EcoBlue

Anterior 2.2 TDCi

Aumento de Potência/Binário

105 CV/360 Nm

100 CV/310 Nm

+5 CV/+50 Nm

130 CV/385 Nm

125 CV/350 Nm

+5 CV/+35 Nm

170 CV/405 Nm

155 CV/385 Nm

+15 CV/+20 Nm

* Os Consumos de Combustível, as Emissões de CO2 e as Autonomias Eléctricas declaradas são medidos de acordo com os requisitos técnicos e especificações da Regulamentação Europeia (CE) 715/2007 e (CE) 692/2008, nas suas mais recentes redacções. Os consumos de combustível e as emissões de CO2 referem-se a uma determinada variante de veículo e não para uma unidade automóvel única. O procedimento do teste padrão aplicado permite a comparação entre diferentes tipos de veículos e fabricantes. Para além da eficiência de consumos de um automóvel, o comportamento ao volante, bem como outros factores não-técnicos desempenham um papel na determinação das emissões de CO2 e dos consumos de combustível de um automóvel. O CO2 é o principal gás responsável pelo aquecimento global.

** Volumes de vendas para os 20 principais mercados da Ford na Europa, com representação oficial através de companhias nacionais de vendas Os mercados Euro 20 são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Grã-Bretanha, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Noruega, Polónia, Portugal, República Checa, Roménia, Suécia e Suíça.

*** Baseado em custos com combustível de aproximadamente €1,36 por litro

Sobre a Ford Motor Company

A Ford Motor Company é uma empresa global da indústria automóvel e de mobilidade, com sede em Dearborn, Michigan, EUA. Com aproximadamente 201.000 empregados e 67 fábricas em todo o mundo, o negócio principal da empresa inclui a concepção, produção, marketing, financiamento e assistência a uma gama completa de veículos Ford de passageiros, comerciais, SUV e veículos eléctricos, bem como aos veículos de luxo Lincoln. Ao mesmo tempo, a Ford investe agressivamente em oportunidades emergentes através da ‘Ford Smart Mobility’, o plano da empresa para se tornar líder em conectividade, mobilidade, veículos autónomos, experiência do cliente, dados e análise. Para mais informação sobre a Ford, os seus produtos em todo o mundo, ou sobre a Ford Motor Credit Company, visite a página www.corporate.ford.com. ​

 

A Ford Europa é responsável por produzir, comercializar e assistir os veículos da marca Ford em 50 mercados e emprega aproximadamente 53.000 trabalhadores nas suas instalações e aproximadamente 68.000 incluindo as ‘joint-ventures’. Em conjunto com a Ford Motor Credit Company, as operações da Ford Europa incluem a Divisão de Serviço ao Cliente e 24 instalações fabris (16 detidas integralmente ou instalações em ‘joint-ventures’ consolidadas e 8 em 'joint-ventures' não consolidadas). Foi em 1903 que os primeiros veículos Ford foram transportados para a Europa, no mesmo ano em que a Ford Motor Company foi fundada. A produção europeia iniciou-se em 1911.