- Ford vai investir 600 milhões de euros nas suas operações de montagem de veículos de Saarlouis, na Alemanha, preparando-se para a produção da nova geração do Ford Focus
- O significativo investimento reafirma o compromisso da Ford na Alemanha, a principal base da companhia na Europa, onde emprega mais de 25.000 pessoas
- O investimento em Saarlouis destina-se a obter melhorias em termos de eficiência de custos e produtividade e está focado na fabricação de alta tecnologia e geração de energia
- A nova geração do Ford Focus será desenhada e fabricada no centro técnico da Ford em Colónia para o mundo
COLÓNIA, Alemanha, 16 de Março 2017 – A Ford vai investir 600 milhões de euros na sua fábrica de montagem de veículos de Saarlouis, na Alemanha, para preparar a produção da nova geração do Ford Focus.
“Este investimento de 600 milhões de euros reafirma o continuado compromisso da Ford na Alemanha, o nosso principal centro de operações na Europa,” disse Jim Farley, presidente e CEO, Ford Europa, Médio Oriente e África. “Empregamos mais de 25.000 pessoas na Alemanha, mais que em algum outro lugar na Europa.
“Temos amplas instalações de fabricação de veículos e motores em Saarlouis e Colónia, que também abriga uma importante operação de design e engenharia, responsável pelo desenvolvimento de veículos para clientes em todo o mundo. Além disso, temos o Centro de Investigação e Inovação da Ford em Aachen, que trabalha nas tecnologias futuras.”
O investimento busca obter melhorias na eficiência de custos e produtividade em Saarlouis, em linha com o acordo assinado com a comissão de trabalhadores, assinado em Junho de 2014, e que confirmava também Colónia como a única fábrica europeia a produzir a nova geração Fiesta – o mais recente exemplo do modelo da Ford mais vendido na região – que iniciará a sua venda ao longo deste ano.
O investimento em Saarlouis destina-se a equipamento de produção de última geração, suporte logístico e projectos de fornecimento de energia. Resulta de particular importância o investimento em dois sistemas de prensas que permitem a estampagem a quente de aços de boro de alta resistência. A técnica permite processar os aços directamente em painéis de carroçaria, apoiando o uso de materiais leves na fabricação de veículos.
Uma parte do investimento inclui também o fornecimento de energia mais eficiente e amiga do ambiente. EM cooperação com a STEAG New Energies, a Ford vai utilizar cinco novas unidades de cogeração na fábrica para fornecer electricidade e aquecimento, reduzindo as emissões de CO2 em 20 por cento.
“Não haja qualquer dúvida, a Alemanha é vital para o negócio global da Ford, não apenas hoje, como demonstra o significativo investimento de 600 milhões de euros em Saarlouis, mas também no futuro,” afirma Farley.