Unbenanntes Dokument
William Clay Ford Jr, Chairman Executivo da Ford Motor Company, celebra os 100 anos da Ford na Irlanda descerrando uma placa na ancestral cidade natal da família de Ballinascarthy
Bisneto do fundador da Ford Motor Company, Henry Ford, participa na recepção cívica organizada pelo presidente da câmara da cidade de Cork, onde estarão presentes 300 actuais e ex- empregados da Ford
Fábrica da Ford fundada em Cork, Irlanda, foi inaugurada em Abril de 1917 – a primeira fábrica que a Ford Motor Company construiu fora da América do Norte
CORK, Irlanda, 20 de Abril 2017 – William Clay Ford, Jr., Chairman Executivo da Ford Motor Company e bisneto do fundador da companhia, Henry Ford, descerrou hoje uma placa e um banco de jardim em Ballinascarthy, na Irlanda, para comemorar os 100 anos da Ford no país.
A cerimónia teve lugar no centro de Ballinascarthy, uma pequena vila a 40 quilómetros da cidade de Cork, donde emigrou para os Estados Unidos o pai de Henry Ford, William Ford, e a sua família, em 1847. A família fixou-se no Michigan, onde nasceu Henry Ford em 1863.
“Estou entusiasmado e honrado por estar de volta a Cork para celebrar os 100 anos da Ford na Irlanda,” disse Bill Ford. “A Ford tem profundas raízes em Cork, não apenas pela ligação histórica da minha família, mas também pelo impacto que a fábrica da Ford teve como motor de prosperidade na região ao longo de várias décadas.”
Durante a sua visita, Bill Ford participará também numa recepção cívica na Câmara de Cork, oferecida pelo presidente da edilidade, na qual a contribuição dos empregados da Henry Ford & Son Limited ao longo dos últimos 100 anos será reconhecida. O evento contará com a presença de 300 actuais e ex-empregados.
Henry Ford teve sempre presente a herança da sua família durante toda a sua vida, escolhendo a sua cidade natal de Cork como o local para a primeira fábrica da Ford Motor Company construída fora da América do Norte. A fábrica da Ford em Cork foi criada em Abril de 1917.
Tal como Henry Ford disse, usando as suas próprias palavras: “Os meus antepassados vieram de Cork, e essa cidade com o seu fantástico porto, tinha uma abundância de bons locais industriais. Existiu, é verdade, algum sentimento nisso (na decisão de estabelecer a fábrica em Cork).”
A companhia que Henry Ford fundou legalmente em 1917 denominava-se Henry Ford & Son Ltd., e esse continua a ser o nome legal da Ford na Irlanda até hoje, a única entidade Ford em todo o mundo que inclui o nome completo do fundador da companhia na sua denominação social.
O tractor Fordson foi inicialmente o produto principal da fábrica de Cork, a qual se tornou em 1929 na maior fábrica de tractores do mundo. Esta fábrica também construiu veículos de passageiros, entre os quais o icónico Model T. O último Model T a ser produzido pela Ford saiu da linha de montagem de Cork em Dezembro de 1928
Foram igualmente construídos na fábrica de Cork, até à data do seu encerramento em 1984, o Model A, Model BF, Model Y, Prefect, Anglia, Escort, Cortina e Sierra.
A Ford possui a maior rede de concessionários de todas as marcas automóvel presentes na Irlanda, com 52 concessões que representam 1.000 postos de trabalho, directos e indirectos, em todo o país.