- O novo SUV Ford Edge oferece inovadoras tecnologias de assistência ao condutor, novos e potentes propulsores e conforto premium, nas suas distintivas variantes ST-Line, Vignale, e Titanium
- Controlo de Velocidade de Cruzeiro Adaptativo com Stop-and-Go e de Centragem na Faixa, Assistente de Manobras Evasivas e Alerta de Trânsito Cruzado, integram o pacote de tecnologias de assistência ao condutor Ford Co-Pilot360
- Sistema de modem integrado FordPass Connect, SYNC 3 com ecrã táctil de oito polegadas e base para carregamento sem fios (wireless) garantem conectividade em movimento. O sistema áudio B&O oferece uma experiência áudio premium
- Motor EcoBlue bi-turbo de 2,0 litros e 238 CV com potência, requinte e consumos optimizados, associado à nova geração do Sistema Inteligente de Tracção Integral e à nova transmissão automática de oito velocidades
COLÓNIA, Alemanha, 26 de Novembro de 2018 – Elegante, desportivo e requintadamente elaborado, o novo Ford Edge – o SUV tecnologicamente mais avançado de sempre da marca – oferece mais conforto e performance aos clientes europeus.
O novo SUV Ford Edge oferece uma vasta gama de tecnologias de assistência ao condutor, baseadas em câmaras e sensores, concebidas para tornar as viagens mais confortáveis e tranquilas, ao mesmo tempo que ajudam os condutores a evitar ou mitigar os efeitos das eventuais colisões, incluindo os sistemas de Controlo de Velocidade de Cruzeiro Adaptativo (ACC) com Stop-and-Go e de Centragem na Faixa, Travagem Pós-Colisão e Assistente de Manobras Evasivas.
Disponível nas versões Titanium, mais elegante, ST-Line, inspirada na Ford Performance, e Vignale, mais sofisticada, o novo Edge dispõe de tecnologias que garantem a conectividade em movimento do condutor e dos passageiros, incluindo o modem integrado FordPass Connect e o sistema Ford SYNC 3 de comunicação e entretenimento.
Os conteúdos de luxo disponíveis, destinados a reforçar o conforto e a conveniência, incluem: painel de instrumentos digital 3D totalmente configurável, bancos dianteiros aquecidos e ventilados, bancos traseiros e volante aquecido, base de carregamento sem fios (wireless) para smartphones compatíveis e sistema áudio B&O Premium de 1000 watts.
Uma nova versão bi-turbo com 230 CV do motor diesel Ford EcoBlue de 2,0 litros oferece a potência de um motor de maior cilindrada, juntamente com os baixos consumos de um motor de baixa cilindrada, combinando com uma nova transmissão automática inteligente de oito velocidades que proporciona uma condução sem esforço.
O novo Edge dispõe também de uma versão melhorada do Sistema de Tracção Integral Inteligente da Ford, com um novo dispositivo que faz a gestão automática e instantânea entre duas rodas motrizes e Tracção Integral Inteligente, de acordo com as necessidades, optimizando o comportamento dinâmico e o consumo de combustível.
Como refere Roelant de Waard, Vice-Presidente de Marketing, Vendas e Serviço da Ford Europa, "O novo Ford Edge é a nossa proposta mais atraente de sempre para os clientes europeus que estão a aderir em massa aos SUV, oferecendo uma condução em cidade e no trânsito em pára-arranca muito mais tranquila graças às nossas mais avançadas tecnologias de assistência ao condutor, bem como uma utilização em estrada mais económica graças ao novo e económico motor diesel EcoBlue de 2,0 litros e à caixa automática de oito velocidades."
Um SUV inteligente para um mundo inteligente
O novo Ford Edge é proposto com uma gama de sofisticadas tecnologias Ford Co-Pilot360 concebidas para melhorar a protecção, a condução e o estacionamento, tornando as viagens mais confortáveis, menos tensas e mais seguras.
O Controlo de Velocidade Adaptativo (ACC) com função Stop-and-Go e Sistema de Centragem na Faixa ajuda o veículo a manter uma distância confortável em relação aos veículos da frente, e contribui para reduzir o cansaço em viagens longas ao manter o veículo centrado na sua faixa.
A nova função Stop & Go permite ao sistema ACC imobilizar por completo o veículo em situações de trânsito pára-arranca, utilizando até 50 por cento do total da potência de travagem, e soltar automaticamente os travões, para o carro voltar a arrancar, se a paragem durar menos de 3 segundos. Em paragens superiores a 3 segundos, o condutor pode premir um botão no volante ou carregar suavemente no acelerador.
Sempre que o ACC esteja activado, a tecnologia de Centragem na Faixa monitoriza as marcações na estrada e pode aplicar uma suave – mas perceptível – dose de força no sistema de direcção de forma a manter os condutores centrados na sua faixa. Concebido para apoiar os condutores em velocidades até 200 km/h, a tecnologia emite avisos visuais e sonoros caso detecte que o condutor não está a intervir no volante.
O novo Assistente de Manobras Evasivas, concebido para funcionar a velocidades urbanas e de auto-estrada, utiliza um radar e uma câmara para detectar veículos mais lentos ou imobilizados. Na iminência de uma colisão, assiste os movimentos na direcção para permitir aos condutores manobrar e evitar um veículo que esteja nas condições acima descritas.
A Travagem Pós-Colisão ajuda a reduzir o impacto de uma potencial segunda colisão, aplicando automaticamente uma pressão de travagem moderada quando é detectada uma primeira colisão. Abrandar o veículo pode, potencialmente, diminuir as lesões nos ocupantes e danos adicionais no veículo.
Outras tecnologias de assistência ao condutor que utilizam câmaras, radares e sensores ultra-sónicos para reduzir o cansaço dos condutores: Sistema de Faróis Dianteiros Adaptativos, Sistema de Informação do Ângulo Morto, Luzes de Máximos Sem Encandeamento, Limitador de Velocidade Inteligente, Alerta de Manutenção na Faixa, Assistente de Pré-Colisão com Detecção de Peões e Reconhecimento de Sinais de Trânsito.
A condução e o estacionamento em cidade ou em zonas urbanizadas passa a ser mais confortável e menos exigente, graças a funções e características como Alerta de Trânsito Cruzado, Direcção Adaptativa Ford, Assistência Activa ao Estacionamento com Estacionamento Perpendicular, Ajuda ao Estacionamento Lateral e Assistência de Saída do Estacionamento, um sistema que auxilia os condutores a sair dos lugares de estacionamento.
Interior conectado e confortável
A tecnologia de modem integrado FordPass Connect torna o novo Ford Edge num hotspot WiFi móvel com capacidade para conectar até 10 dispositivos. Além de permitir aos ocupantes receber actualizações de Trânsito em Tempo Real (Live Traffic) e aceder ao entretenimento em movimento, o FordPass Connect oferece uma vasta gama de características de conveniência através da aplicação para telemóvel FordPass, incluindo:
- Localizador do Veículo: ajuda os proprietários a encontrar o seu carro nos grandes parques de estacionamento dos centros comerciais
- Estado do Veículo: para verificar o nível de combustível, estado do alarme, vida útil do óleo, etc.
- Trancar/Destrancar Portas: para aceder remotamente ao seu Edge
- Arranque à Distância: para as versões Edge com transmissão automática de oito velocidades*
No compartimento da consola central do Ford Edgeestá disponível uma base de carregamento sem fios (wireless) para dispositivos compatíveis. O sistema de comunicação e entretenimento Ford SYNC 3, compatível com Apple CarPlay e Android Auto™, permite aos condutores controlar os smartphones conectados e os sistemas de áudio, de navegação e de climatização através da utilização de comandos por voz e de um ecrã táctil de oito polegadas a cores.
Os clientes podem optar por melhorar a sua experiência de áudio com um novo sistema áudio premium B&O especificamente configurado para o Edge. O sistema utiliza um Processador de Som Digital de 10 canais para assegurar uma distribuição homogénea do som, com uma potência de 1.000 watts debitada por 12 altifalantes de elevado rendimento. O sistema de som surround opcional proporciona uma experiência áudio ainda mais envolvente.
O novo Edge conta também com um painel de instrumentos digital 3D, totalmente configurável e com animação ao estilo analógico, que permite aos condutores personalizar a configuração do velocímetro, conta-rotações e ecrãs de informação do veículo de acordo com as suas preferências, podendo optar entre sete cores diferentes e mantendo, ao mesmo tempo, uma aparência simples e elegante. Outras tecnologias de conforto e conveniência disponíveis incluem tejadilho panorâmico em vidro a todo o comprimento, bancos dianteiros aquecidos e ventilados, bancos traseiros aquecidos e volante aquecido.
Com materiais harmoniosos e de elevada qualidade, e um design vanguardista, o espaçoso interior do novo Edge emana uma sensação totalmente premium. A consola central foi redesenhada e apresenta agora um comando rotativo para a caixa automática de oito velocidades, solução que permitiu libertar espaço e facilita o acesso à base de carga wireless, oferecendo, simultaneamente, um toque moderno e sofisticado ao veículo.
Em vez da alavanca convencional, o travão de estacionamento é agora por botão electrónico, contribuindo para maximizar o espaço anteriormente ocupado pelo sistema manual, tendo agora sido introduzidos suportes de copos ajustáveis e um espaço de arrumação com profundidade suficiente para acolher livros, brinquedos e tablets. Existem ainda mais dois espaços de arrumação: um debaixo do tablier (porta-luvas de abertura basculante) e outro no topo do painel de instrumentos.
Performance potente e sofisticada
O Sistema de Tracção Integral Inteligente da Ford proporciona maior confiança aos condutores do Edge, especialmente em condições escorregadias, fazendo uma leitura constante do nível de aderência das rodas ao piso e operando uma distribuição directa e suave do binário às quatro rodas.
O novo Edge estreia uma versão melhorada desta tecnologia. A novidade está no processo de desactivação da tracção integral, que utiliza uma forma de inteligência artificial para aceder a leituras enviadas por dezenas de sensores existentes em todo o carro. Depois de recolher esses dados, o sistema consegue determinar, em apenas 10 milissegundos, se existe necessidade de manter ligada a Tracção Integral Inteligente. Ao fazer a mudança para duas rodas motrizes, o sistema contribui para diminuir o consumo de combustível.
O novo motor diesel EcoBlue bi-turbo de 2,0 litros e 238 CV apresenta baixos consumos de combustível, bem como melhores valores de binário a baixo regime e níveis muito reduzidos de ruído, vibrações e aspereza (NVH).
A excelente capacidade de resposta e o binário disponível a baixo regime, resultam da utilização em série de um turbo pequeno, de alta pressão, e de um turbo maior, de baixa pressão. Nos regimes mais elevados, o motor recorre apenas ao turbo de maiores dimensões para obter a pressão necessária ao desenvolvimento da potência máxima. O resultado consiste numa aceleração linear e uma experiência de condução ainda mais confortável.
Associado ao Sistema de Tracção Integral Inteligente e à nova caixa automática Ford de oito velocidades, o motor diesel EcoBlue bi-turbo de 2,0 litros e 238 CV apresenta consumos desde 6,7 l/100 km e emissões a partir de 175 g/km CO2.**
A caixa automática Ford de oito velocidades foi concebida para optimizar ainda mais a economia de combustível e proporcionar uma elevada capacidade de resposta, com passagens suaves e rápidas. Além do comando por botão rotativo montado a meio da consola central, os condutores podem também manusear a caixa através das patilhas montadas junto ao volante. Especificamente adaptada para cumprir as expectativas dos condutores europeus, esta transmissão tem, entre outras, as seguintes características:
- Programação de Engrenagem de Mudanças Adaptativas, que avalia os estilos individuais de condução de forma a optimizar os timings das passagens de caixa. O sistema consegue identificar inclinações de subida e de descida, bem como curvas fechadas, e ajusta as passagens de caixa de acordo com esses padrões, proporcionando uma experiência de condução com mais estabilidade, mais envolvente e requintada;
- Controlo de Qualidade de Engrenagem de Mudanças Adaptativas, o qual avalia informações do veículo e ambientais para ajudar a ajustar as pressões exercidas na embraiagem, com o objectivo de proporcionar passagens de caixa mais suaves de forma consistente. A tecnologia consegue também ajustar a suavidade das passagens de caixa em função do estilo de condução.
Dotado de série com Auto Start-Stop, o motor Ford EcoBlue de 2,0 litros está também disponível no novo Ford Edge em duas variantes:
- Uma versão de 150 CV combinada com a nova caixa automática Ford de oito velocidades e tracção dianteira, com consumos desde 5,8 l/100 km e emissões de CO2 desde 153 g/km
- Uma versão de 190 CV combinada com caixa manual de seis velocidades e Tracção Integral Inteligente Ford, com consumos desde 6,0 l/100 km e emissões de CO2 desde 156 g/km
A tecnologia Ford de Direcção Adaptativa ajusta continuamente a desmultiplicação da direcção em função da velocidade do veículo, tornando o novo Edge mais fácil de manobrar a baixa velocidade, em cidade, e mais confortável na condução em auto-estrada.
Gama Completa Ford Edge
O novo Edge será proposto aos clientes europeus nas versões ST-Line, mais desportiva, Vignale, mais sofisticada, Titanium, mais elegante, e Trend, generosamente equipada, sendo que todas se distinguem pelo seu carácter individual.
Em toda a gama, o visual é reforçado com uma grelha mais larga, com acabamento específico em cada versão, e uma frente renovada, factores que combinam para criar uma aparência atlética e moderna. As ópticas dianteiras e traseiras em LED, de série, podem ser complementadas com luzes de assinatura diurnas opcionais em LED. O capot redesenhado transmite uma postura mais larga e implantada.
A elegante versão Titanium reforça o arrojado estilo exterior com jantes de liga leve de 19 polegadas, barras de tejadilho cromadas e um desportivo spoiler traseiro, e, no interior, soleiras das portas iluminadas.
O exterior do desportivo Edge ST-Line apresenta frisos laterais (portas, guarda-lamas e painéis laterais) na cor da carroçaria, acabamento específico a preto na parte superior da grelha, jantes de alumínio de 20 polegadas, de série, e, em opção, jantes de liga leve de 21 polegadas com acabamento em preto brilhante. No interior, o ambiente desportivo é reforçado por bancos parcialmente revestidos a couro perfurado Miko-Dinamica®, volante e punho da caixa de velocidades revestidos a couro perfurado, com costuras a vermelho, nas versões com caixa manual. Por sua vez, a suspensão desportiva acentua a experiência de condução do novo Edge ST‑Line
O novo Edge Vignale alia design contemporâneo e métodos de acabamento artesanais. As características específicas incluem luzes de nevoeiro com molduras cromadas exclusivas, grelha superior hexagonal Ford Vignale com acabamento preto mate e moldura em alumínio polido, e jantes de liga leve polidas de 20 polegadas. No interior, os revestimentos em couro acolchoado hexagonal apresentam proeminentes pespontos tipo smoking nos bancos e nos painéis das portas. O couro é também o revestimento eleito para o apoio de braços central, consola de arrumação e painel de instrumentos.
Os SUV EcoSport, Kuga e Edge representam actualmente mais do que um em cada cinco novos Ford vendidos na Europa. Comparando os números de vendas respeitantes a Outubro de 2017 e de 2018, a Ford registou um aumento de 19 por cento. Desde o lançamento do modelo em 2016, a Ford já vendeu mais de 34.000 unidades do novo Edge em toda a Europa.***
# # #
Android e Android Auto são marcas registadas da Google Inc.
O FordPass Connect é um extra disponível em opção. O modem de bordo encontra-se ligado aquando da entrega do veículo. Pode optar por autorizar ou não autorizar a partilha de certos dados. A tecnologia estará disponível em certos mercados em 20187, alargando-se aos restantes mercados durante 2019.
O acesso à função Live Traffic é gratuita durante os primeiros 2 anos seguintes à aquisição de um novo modelo Ford dotado de SYNC 3 com navegação; após esse período, a utilização do serviço implica o pagamento de taxas de utilização.
O Wi-Fi Hotspot (até 4G) inclui a oferta de um período de testes de transmissão de dados wireless, que tem início na data de activação e expira ao fim de 3 meses ou após a utilização de 3GB de dados, o que ocorrer primeiro. Após esse período, é necessário subscrever o serviço junto da Vodafone, pelo que deve consultar o site da empresa para informações acerca dos seus pacotes de dados. Para desfrutar da funcionalidade de hospot Wi-Fi incorporada no veículo, qualquer modelo Ford de 2018 tem de estar equipado com o hardware apropriado, e é também necessário ter um plano de dados. A cobertura e o serviço de dados não estão disponíveis em todas as regiões; os termos que constam do seu plano de dados, incluindo taxas referentes a dados e a mensagens, poderão ser aplicados.
*Em regiões onde é permitido por lei
** Os valores oficiais homologados de consumos e emissões de CO2 serão publicados mais perto do início de comercialização.
** Os Consumos de Combustível, as Emissões de CO2 e as Autonomias Eléctricas declaradas são medidas de acordo com os requisitos técnicos e especificações da Regulamentação Europeia (CE) 715/2007 e (CE) 692/2008, nas suas mais recentes redacções. Os consumos de combustível e as emissões de CO2 referem-se a uma determinada variante de veículo e não para uma unidade automóvel única. O procedimento do teste padrão aplicado permite a comparação entre diferentes tipos de veículos e fabricantes. Para além da eficiência de consumos de um automóvel, o comportamento ao volante, bem como outros factores não-técnicos desempenham um papel na determinação das emissões de CO2 e dos consumos de combustível de um automóvel. O CO2 é o principal gás responsável pelo aquecimento global.
A partir de 1 de Setembro de 2017 alguns novos veículos serão certificados de acordo com a norma World Harmonised Light Vehicle Test Procedure (WLTP), segundo a directiva (EU) 2017/1151 na sua mais recente redacção, a qual traduz um novo e mais realístico formato de testes para a medição de consumos e emissões de CO2. A partir de 1 de Setembro de 2018 a WLTP irá substituir na íntegra a norma New European Drive Cycle (NEDC), o actual procedimento em vigor. Durante a Fase de Descontinuação da NEDC, os consumos e emissões de CO2 obtidos segundo a WLTP serão comparados com os valores NEDC. Existirão, por essa razão, algumas discrepâncias face à anterior análise de consumos e emissões, pois alguns procedimentos base dos testes sofreram alterações: por exemplo, uma mesma viatura poderá ter diferentes valores de consumos e de emissões de CO2.
*** Volumes de vendas para os 20 principais mercados da Ford na Europa, com representação oficial através de companhias nacionais de vendas. Os mercados Euro 20 são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Grã-Bretanha, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Noruega, Polónia, Portugal, República Checa, Roménia, Suécia e Suíça.
# # #