- O novíssimo SUV Ford Explorer Plug-In Hybrid de sete lugares começa a ser comercializado na Europa no final do ano
- Grupo propulsor electrificado combina motor a gasolina EcoBoost de 3,0 litros, motor eléctrico e bateria, disponibilizando 450 CV, 840 Nm de binário, e 40 km de autonomia de pura condução eléctrica em cidade
- Trata-se de um modelo totalmente inédito na Europa, e apresenta, de série, o novo Assistente de Travagem em Marcha-atrás, bem como Controlo de Velocidade de Cruzeiro Adaptativo (ACC) com Stop & Go, Reconhecimento de Sinais de Velocidade e Centragem na Faixa
- O interior luxuoso oferece um ecrã táctil de 10,1 polegadas com conectividade SYNC 3 e possui, de série, modem FordPass Connect, Sistema de Som B&O e bancos flexíveis fáceis de operar
- Optimização da versatilidade, competência e requinte com a transmissão automática de 10 velocidades, Tracção Integral Inteligente e Sistema Terrain Management com Modos de Condução seleccionáveis
AMESTERDÃO, Holanda, 2 de Abril de 2015 – O novo SUV Ford Explorer fez hoje a sua estreia europeia num evento especial “Go Further” em Amesterdão, Holanda, com a Ford a anunciar a comercialização na Europa, no final deste ano, de uma versão exclusiva híbrida plug-in do SUV mais vendido de sempre nos EUA.
O novo Ford Explorer Plug-In Hybrid será oferecido em duas variantes distintas, altamente equipadas, com volante à esquerda: o desportivo Explorer ST-Line, com inspiração Ford Performance, e o luxuoso Explorer Platinum. Ambos são animados por uma combinação do motor Ford EcoBoost V6 de 3,0 litros, a gasolina, com um motor eléctrico e um gerador, para disponibilizar 450 CV e 840 Nm de binário, juntamente com a capacidade de condução em modo puramente eléctrico.
A tecnologia Ford de Tracção Integral Inteligente, montada de série, e a transmissão automática Ford de 10 velocidades, optimizam o desempenho em cenários de condução em cidade ou fora de estrada. A experiência de condução requintada e inspiradora de confiança é reforçada com sofisticadas tecnologias de assistência ao condutor, de série, incluindo Controlo de Velocidade Adaptativo com funções Stop-&-Go, Reconhecimento de Sinais de Velocidade e Centragem na Faixa.
Excepcionalmente espaçoso, luxuoso e focado no conforto, o interior oferece características avançadas, incluindo um ecrã táctil de 10,1 polegadas, montado em posição central vertical, e painel de instrumentos com um ecrã de 12,3 polegadas. As famílias podem desfrutar ao máximo das viagens graças à versatilidade do espaço de carga e da configuração dos bancos, bem como inovações favoráveis à família, tais como a facilidade de acesso e saída da terceira fila de bancos, utilizando apenas uma mão.
Como refere Roelant de Waard, vice-presidente de Marketing, Vendas e Serviço da Ford Europa, "Estou muito entusiasmado com a chegada à Europa do icónico Ford Explorer. O novo Explorer vem com um design incrível e especificações fenomenais. É o SUV mais versátil de sempre que disponibilizamos aos nossos clientes na região, capaz de transportar sete adultos em total conforto, rebocar um atrelado até 2.500 kg sem esforço, e ainda proporcionar 40 km de autonomia com zero emissões em cidade. Tecnologias como o nosso ecrã táctil de 10,1 polegadas e o Assistente de Travagem em Marcha-atrás fazem a sua estreia na Europa tornando o Explorer Plug-In Hybrid extremamente gratificante e fácil de conduzir."
Concebida de raiz, a sexta geração do Ford Explorer foi apresentado aos clientes nos Estados Unidos no início deste ano. Introduzido pela primeira vez em 1991, o Explorer marcou o início do rápido crescimento do segmento SUV nos E.U.A., fenómeno que é agora um imenso sucesso em todo o mundo.
Condução com zero emissões
O novo Explorer Plug-In Hybrid oferece as vantagens de eficiência energética, desempenho e refinamento de um grupo propulsor electrificado em muitos cenários de condução, mantendo a autonomia de um motor a combustão tradicional. Em alguns mercados, a autonomia de 40 km em modo totalmente eléctrico em ciclo urbano permite aceder a benefícios fiscais.
O motor Ford EcoBoost de 3,0 litros e 350 CV é auxiliado por um motor de eléctrico de 100 CV. A bateria de iões de lítio de 13,1 kWh pode ser carregada utilizando uma ficha de carregamento localizada no lado esquerdo do pára-choques dianteiro, entre a porta e o guarda-lamas. Além disso, a bateria é automaticamente reabastecida em andamento usando a tecnologia de carregamento regenerativo, que capta a energia cinética normalmente perdida durante a travagem.
O motor eléctrico oferece ao Explorer a capacidade de condução puramente eléctrica com zero emissões, e os condutores podem escolher quando e como utilizar a energia da bateria utilizando os modos EV Auto, EV Now, EV Later e EV Charge. Quando a bateria atinge o seu nível de carga mais baixo, o Explorer reverte automaticamente para o modo EV Auto, complementando a propulsão do motor a gasolina com a assistência do motor eléctrico utilizando a energia regenerada, para obter consumos optimizados. O Explorer Plug-In Hybrid apresenta valores estimados de 78 g/km de emissões de CO2 e consumos de 3,4 l/100 km. *
A arquitectura híbrida em paralelo do Explorer Plug-In Hybrid permite também que os níveis máximos combinados de potência e binário do motor a gasolina e do motor eléctrico, sejam implementados em simultâneo, de forma a elevar o desempenho em estrada e fora dela, bem como de capacidade de reboque de 2.500 kg. A sofisticada transmissão automática Ford de 10 velocidades optimiza ainda mais a eficiência de combustível e o requinte de funcionamento.
Segundo Matthias Tonn, engenheiro-chefe do programa Explorer para a Europa, "O Explorer é um SUV genuíno, concebido para famílias com um verdadeiro sentido de aventura, portanto foi fundamental dotar o Explorer Plug-In Hybrid de um grupo propulsor capaz de rebocar tudo e mais alguma coisa, desde barcos a atrelados para cavalos. Optámos especificamente por uma arquitectura híbrida em paralelo que permite aos condutores dispor da totalidade dos 450 CV e dos 840 Nm de binário. Além disso, introduzimos uma versão avançada do nosso Sistema de Informação do Ângulo Morto, com alcance para um atrelado de 10 metros."
A sofisticada tecnologia de Tracção Integral Inteligente analisa, a cada 10 milissegundos, os dados de dezenas de sensores, incluindo a velocidade e direccionalidade do veículo, temperatura ambiente do ar, patinagem das rodas e comportamento do reboque para determinar se é necessário aplicar tracção adicional. Uma nova caixa de transferências, com uma só velocidade e acoplamento por embraiagem electro-mecânica, ajusta, com total precisão, a entrega de binário entre as rodas dianteiras e traseiras em apenas 100 milissegundos, conferindo uma postura mais segura em estrada. Tal como a transmissão automática de 10 velocidades, o sistema utiliza algoritmos de aprendizagem adaptáveis para ajustar continuamente as respostas e obter um refinamento optimizado.
O sistema de gestão da tracção Terrain Management utiliza modos de condução seleccionáveis para permitir aos utilizadores personalizar, ao seu gosto, a sua experiência de condução às condições da estrada, da meteorologia e do terreno, através dos modos Normal, Sport, Trail, Slippery, Tow/Haul, Eco, Deep Snow e Sand, sendo que cada um dos modos de condução é apresentado graficamente num exclusivo ecrã de 12,3 polegadas integrado no painel de instrumentos. O Controlo em Descida facilita também o comportamento e a condução em fora de estrada.
Viajar sem stress na cidade e no campo
As sofisticadas tecnologias de assistência ao condutor contribuem para uma experiência de condução requintada e intuitiva por parte dos utilizadores do Explorer Plug-In Hybrid, incluindo recursos concebidos para facilitar a condução de um veículo de grandes dimensões em ambientes urbanos.
Disponível em opção, o sistema de Assistência Activa ao Estacionamento 2 permite, com o pressionar de um simples botão, efectuar manobras totalmente automatizadas em espaços de estacionamento paralelos e perpendiculares. O sistema identifica os espaços de estacionamento apropriados e o condutor pode controlar o movimento do veículo simplesmente seleccionando “Neutral” e mantendo pressionado o botão colocado na consola central. O veículo passa, então, a controlar totalmente a caixa de velocidades para a frente ou marcha-atrás, o acelerador e a travagem, bem como a direcção, para estacionar o veículo, e termina engrenando a posição “Park”. A tecnologia pode também ajudar os condutores a sair de lugares de estacionamento paralelos, utilizando o sistema de Assistência de Saída de Estacionamento, totalmente automatizado.
O Sistema de Informação do Ângulo Morto com Alerta de Trânsito Cruzado alerta os condutores, que saem em marcha-atrás de um lugar de estacionamento, da presença de veículos que podem estar prestes a passar por trás, e pode aplicar os travões para evitar, ou mitigar, os efeitos de uma colisão, caso os condutores não respondam aos alertas. Além disso, o Assistente de Travagem em Marcha-atrás utiliza os sensores do radar e sensores ultra-sónicos para detectar um objecto na trajectória do veículo, podendo também aplicar os travões automaticamente para evitar uma colisão iminente, quando o veículo se movimenta em marcha-atrás a baixa velocidade, tal como ao sair de um estacionamento ou garagem. Também pode ajudar a manobrar o veículo em ambientes invulgares, com as câmaras dianteira e traseira, com sistema de limpeza da lente integrado, combinadas com câmaras adicionais montadas na parte inferior dos espelhos retrovisores para providenciar uma visão de 360 graus em torno do veículo, apresentada no ecrã central.
O Assistente de Pré-Colisão com tecnologia de Detecção de Peões e Ciclistas, consegue detectar pessoas na estrada ou nas suas imediações, ou que se possam atravessar na trajectória do veículo. O sistema aplica automaticamente os travões caso detecte uma potencial colisão sem que o condutor responda aos avisos.
O trânsito em pára-arranca, a condução em autoestrada e as viagens de longa distância, são realizados com menos esforço e stress graças ao Controlo de Velocidade Adaptativo (ACC) com Stop-&-Go, Reconhecimento de Sinais de Velocidade e Centragem na Faixa. A tecnologia ajuda o Explorer Plug-In Hybrid a manter uma distância confortável em relação aos veículos em frente, e pode contribuir para manter o veículo centrado na sua faixa. Além disso, a tecnologia consegue ajustar a velocidade do veículo para dentro dos limites legais, monitorizando os sinais de velocidade nos pórticos e nas bermas da estrada, e recorrendo a informações do sistema de navegação de bordo.
A função Stop & Go permite ao sistema ACC imobilizar por completo o veículo em situações de trânsito pára-arranca, e soltar automaticamente os travões, para o carro voltar a arrancar, se a paragem durar menos de 3 segundos. Em paragens superiores a 3 segundos, o condutor pode premir um botão no volante ou carregar suavemente no acelerador.
Sempre que o ACC esteja activado, a tecnologia de Centragem na Faixa monitoriza as marcações na Estrada e pode aplicar uma suave – mas perceptível – dose de força no sistema de direcção de forma a manter os condutores centrados na sua faixa. Concebido para apoiar os condutores em velocidades até 200 km/h, a tecnologia emite avisos visuais e sonoros quando detecta que o condutor não está a intervir no volante.
As novas tecnologias que ajudam aos condutores a evitar, ou atenuar, os efeitos de acidentes incluem os sistemas Ford Alerta de Manutenção na Faixa e Assistente de Manobras Evasivas, que actuam na direcção para ajudar a evitar uma colisão. Em caso de acidente, a nova tecnologia Travagem Pós-Colisão actua os travões após colisão, reduzindo as lesões e os danos causados por uma segunda potencial colisão.
De acordo com Torsten Wey, Director de Tecnologias de Segurança e Assistência ao Condutor da Ford Europa, "Não se trata de encher o veículo com tecnologia só pela tecnologia. Tem tudo a ver com melhorar a experiência, tornando a condução menos cansativa, e ajudar o condutor a sentir-se mais confiante ao volante".
Competente e confortável
Com mais de 5 metros de comprimento, 2 metros de largura e quase 2 metros de altura, o novíssimo Explorer Plug-In Hybrid proporciona um interior luxoso e espaçoso, com lotação até sete ocupantes em três filas de bancos.
Os passageiros da primeira e segunda fila beneficiam de mais de 1 metro de espaço ao nível da cabeça e das pernas, e mais de 1,5 metros de espaço ao nível dos ombros. Com 96 centímetros de altura, mais de 1 metro de espaço ao nível dos ombros e mais de 83 centímetros de espaço para as pernas, a terceira fileira de bancos pode também acomodar adultos com todo o conforto.
Montados de série, os sistemas de bancos Easy Fold com elevação eléctrica, para a terceira fila, e o Easy Fold, na segunda fila, permitem o rebatimento de ambas as filas para dar lugar a uma superfície horizontal totalmente plana, criando um espaço de carga com 2.274 litros de capacidade. No interior, estão disponíveis 123 litros de espaços de arrumação em todo o habitáculo, oferendo a todos os passageiros das três filas locais de arrumação para os seus objectos pessoais, juntamente com nada menos de 12 suportes para copos.
A destacar no equipamento de série de todas versões: comando rotativo da caixa automática de 10 velocidades; bancos dianteiros aquecidos e refrigerados e com ajuste eléctrico de 10 vias; bancos da segunda fila aquecidos; base de carregamento wireless para dispositivos compatíveis; volante aquecido; cortinas de sol retrácteis na segunda de bancos; vidros escurecidos na segunda e terceira fila de bancos. As versões Platinum adicionam ao equipamento de série um Sistema de Som B&O premium de 1000W com 14 colunas; no caso das versões ST-Line, o equipamento inclui um Sistema de Som B&O premium de 800W com 12 colunas.
A tecnologia de modem incorporado FordPass Connect transforma o Explorer Plug-In Hybrid num hotspot WiFi móvel com capacidade para conectar até 10 dispositivos. Além de ajudar os condutores a planear mais facilmente as suas viagens, com actualizações de trânsito em tempo real “Live Traffic” no sistema de navegação, e de facilitar o acesso ao entretenimento em viagem para os ocupantes, o FordPass Connect oferece uma vasta gama de características de conveniência através da aplicação móvel FordPass, com destaque para:
- Localizador do Veículo: ajuda os proprietários a encontrar o seu carro nos grandes parques de estacionamento dos centros comerciais
- Estado do Veículo: para verificar o nível de combustível, estado do alarme, vida útil do óleo, etc.
- Trancar/Destrancar Portas: para aceder remotamente ao veículo
- Arranque à Distância**
O ecrã táctil central de 10,1 polegadas montado verticalmente – de série nas versões Platinum – permite mapas de navegação a toda a dimensão do ecrã para facilitar a visualização, ou na variante de imagem dividida com informações de áudio. O ecrã possui vidro capacitivo, tal como encontramos nos smartphones e tablets, proporcionando uma interacção mais rápida e reactiva com o sistema de comunicação e entretenimento SYNC 3, o qual permite também aos condutores controlar as funções de áudio, navegação e climatização, mais os smartphones conectados, recorrendo apenas a simples comandos de voz.
O ecrã táctil partilha informações com o painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas, disponível em opção, configurado para que os condutores obtenham o máximo partido do grupo propulsor do seu Explorer Plug-In Hybrid, com ecrãs dedicados que mostram o fluxo de energia e ajuda ao carregamento e eficiência energética. As versões ST-Line possuem, de série, ecrã táctil central de 8 polegadas e painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas.
Design elegante e moderno
Um conjunto de consistentes atributos de design fez do Explorer um caso de sucesso nos EUA ao longo de 29 anos, pelo que a equipa de design se esforçou em manter essas importantes características ao desenvolver a nova geração. Os traços mais “clássicos” incluem os pilares escurecidos nas janelas dianteiras e traseiras do Explorer. A aparência elegante e desportiva é conseguida através da inclinação da linha de tejadilho e de projecções dianteiras curtas.
O Explorer Plug-In Hybrid vem equipado com jantes de liga leve de 20 polegadas com acabamento em preto maquinado nas versões ST-Line, e acabamento maquinado escuro mate nas versões Platinum.
As versões ST-Line caracterizam-se por uma grelha integral em preto brilhante, recorrendo a um preto ainda mais brilhante para a aplicação no portão traseiro, barras do tejadilho e frisos das portas. O interior caracteriza-se pelas costuras a vermelho nos bancos, tapetes e volante desportivo, com a zona inferior plana, assim como aplicações com efeito de fibra de carbono no painel de instrumentos.
As versões Platinum apresentam uma grelha integral com acabamento acetinado, tal como na aplicação do portão da bagageira, barras de tejadilho e frisos das portas. O interior adiciona aplicações em madeira genuína no painel de instrumentos.
Nas palavras de Matthias Tonn, "O nosso novo Explorer Plug-In Hybrid vem equipado de série com imenso carisma e uma fortíssima presença na estrada. Com as versões exclusivas ST-Line e Platinum também disponíveis, os clientes podem encontrar a opção que mais se adequa à sua personalidade."
# # #
* Os valores oficiais homologados de consumos e emissões de CO2 serão publicados mais perto do início de comercialização.
Os Consumos de Combustível/Energia, as Emissões de CO2 e as Autonomias Eléctricas declaradas são medidas de acordo com os requisitos técnicos e especificações da Regulamentação Europeia (CE) 715/2007 e (CE) 692/2008, nas suas mais recentes redacções. Os consumos de combustível e as emissões de CO2 referem-se a uma determinada variante de veículo e não para uma unidade automóvel única. O procedimento do teste padrão aplicado permite a comparação entre diferentes tipos de veículos e fabricantes. Para além da eficiência de consumos de um automóvel, o comportamento ao volante, bem como outros factores não-técnicos desempenham um papel na determinação das emissões de CO2 e dos consumos de combustível de um automóvel. O CO2 é o principal gás responsável pelo aquecimento global.
Desde 1 de Setembro de 2017, alguns novos veículos têm vindo a ser certificados de acordo com a norma World Harmonised Light Vehicle Test Procedure (WLTP), segundo a directiva (EU) 2017/1151 na sua mais recente redacção, a qual traduz um novo e mais realístico formato de testes para a medição de consumos e emissões de CO2. A partir de 1 de Setembro de 2018 a norma WLTP começou a substituir a norma New European Drive Cycle (NEDC), procedimento que vai ser descontinuado. Durante esta Descontinuação Faseada da NEDC, os consumos e emissões de CO2 obtidos segundo a norma WLTP estão a ser comparados com os valores segundo a norma NEDC. Existirão, por essa razão, algumas discrepâncias face à anterior análise de consumos e emissões, pois alguns procedimentos base dos testes sofreram alterações: por exemplo, uma mesma viatura poderá ter diferentes valores de consumos e de emissões de CO2.
** Em regiões em que é permitido por lei.
# # #