Ford Media Center

Novo Ford Kuga Revoluciona o Segmento SUV Com o Modelo Mais Electrificado da Ford

  • Elegante e espaçoso, o novíssimo Ford Kuga apresenta um design distintivo, uma abrangente gama de motorizações híbridas e novas tecnologias de assistência ao condutor, tornando-se no Kuga mais eficiente, confortável e gratificante de sempre
  • O novo Kuga dispõe da maior oferta de opções de propulsores electrificados de sempre na Ford, proporcionando até menos 30 por cento de consumos. O Kuga Plug-In Hybrid oferece uma condução totalmente eléctrica e permite aos condutores escolherem quando e como accionar a propulsão por bateria, graças aos modos de condução, incluindo modo o EV Now
  • A silhueta elegante acolhe o habitáculo mais espaçoso da classe, com capacidade incrementada graças aos bancos traseiros deslizáveis. A avançada arquitectura contribui para reduzir o peso em até 80 kg
  • Reforço da conectividade graças às novas funcionalidades dos veículos electrificados, tais como a app FordPass e sistema de modem FordPass Connect
  • As sofisticadas tecnologias incluem o inovador Detecção de Ângulo Morto (BLIS), a nova função de Cruzamentos do Assistente de Pré-Colisão, Travagem Ativa e painel de instrumentos LCD de 12,3 polegadas com “cores reais”

cOLÓNIA, Alemanha, 16 de Março de 2019 Elegante e exclusivo, o novo Ford Kuga SUV – modelo Ford mais eletrificado de sempre – estreia um novo design exterior de proporções premium, que proporcionam mais espaço e conforto.

O sofisticado Kuga Titanium, o desportivo Kuga ST‑Line e o exclusivo Kuga ST Line X oferecem uma avançada gama de motorizações híbridas que proporcionam a melhor economia de combustível da classe; a média de consumos da gama melhorou até 28 por cento, em comparação com as versões homólogas do modelo anterior.

A vasta e abrangente gama de propulsores do Kuga inclui as variantes Kuga Plug-In Hybrid, (PHEV), Kuga EcoBlue Hybrid (mild-hybrid) e Kuga Hybrid (full-hybrid), juntamente com as versões diesel EcoBlue, de 2,0 litros e 1,5 litros, e a motorização a gasolina EcoBoost de 1,5 litros, a que se junta ainda uma nova transmissão automática inteligente de oito velocidades.

O novíssimo Kuga oferece características de conforto e de tecnologias de assistência à condução ainda mais intuitivas, incluindo o modem integrado FordPass Connect, que facilita a gestão do Kuga Plug-In Hybrid e das suas novas funcionalidades, específicas para veículos electrificados, através da app FordPass. Entre as demais tecnologias inclui-se uma base para carregamento wireless, bem como o sistema de infoentretenimento Ford SYNC 3, complementado por um ecrã táctil central de 8 polegadas. Um Sistema de Som B&O premium proporciona uma experiência áudio de elevada qualidade, junto com um novo painel de instrumentos LCD de 12,3 polegadas de formato livre, uma estreia na indústria, com “cores reais” que é mais informativo, intuitivo e fácil de ler.

As novas tecnologias de ajuda à condução como o Controlo de Velocidade de Cruzeiro Adaptativo com função de Stop & Go, Reconhecimento de Sinais de Trânsito e Manutenção na Faixa ajudam os utilizadores a lidar, agora com mais confiança do que nunca, com as diversas situações de condução, do trânsito em pára-arranca às viagens em auto-estrada. Por seu lado, as tecnologias de iluminação preditiva e iluminação baseada nos sinais de trânsito ajudam os condutores a ver melhor na escuridão. A tecnologia Head-up display (HUD) ajuda-os a manter os olhos na estrada e o sistema Sistema de Estacionamento Automático permite-lhes estacionar de forma totalmente automática apenas com o pressionar de um botão.

O novo Kuga oferece os melhores valores da classe em espaço para as pernas nos lugares traseiros e em espaço para bagagem, bastando, para o efeito, utilizar a função de movimento longitudinal da segunda fila de bancos (até 150 mm para frente ou para trás).

O Kuga é o SUV Ford mais vendido na Europa e o 3º modelo Ford com mais registos na região, a seguir ao Fiesta e ao Focus. Em 2019, os clientes adquiriram 161.400 unidades Kuga, um aumento de quase 5%, contribuindo para o aumento superior a 6% nas vendas de SUV Ford durante o ano passado.

Como refere Stuart Rowley, Presidente da Ford Europa, “O novo Kuga é, até agora, o nosso melhor exemplo da nossa abordagem de design centrada no ser humano. Foi desenvolvido em estreita colaboração com os clientes SUV, de forma a oferecer um estilo distinto, um leque de opções de motorização sem precedentes, um conforto premium e as mais avançadas tecnologias que facilitam a vida aos proprietários, dentro e fora do carro.”

Desenhado pelos nossos clientes

O novo Kuga tem com base na nova arquitectura global da Ford para modelos de tracção dianteira, que permite melhor aerodinâmica, melhores consumos e menor peso, com reduções até 80 kg em comparação com versões e propulsores equivalentes.

Além disso, a nova arquitectura foi concebida para melhorar o comportamento em caso de colisão, contribuindo para a classificação 5 estrelas do Kuga nos testes de segurança Euro NCAP; oferece igualmente mais 10 por cento de rigidez torsional, o que incrementa a dinâmica de condução; permite também obter mais espaço nos modelos médios da Ford, sem descurar um design expressivo e dinâmico.

O novo Kuga introduz um novo design exterior diferenciado, mais esculpido e simplificado, com proporções premium. A silhueta é elegante e incorpora uma distância entre eixos mais generosa que forma uma área de maiores dimensões na estrada, beneficiando a condução e a estabilidade; o capô mais longo, a maior inclinação do pára-brisas para trás e a linha de tejadilho mais baixa resultam numa aparência mais enérgica, ágil e competente, do que nunca.

As versões Kuga Titanium, ST-Line e ST-Line X têm um carácter único que reflecte as personalidades dos clientes. Com um estilo contemporâneo e confiante, o Kuga Titanium é um indicador do elevado grau de equipamento e de qualidade que lhes será oferecido em toda a Europa. Os destaques incluem uma protecção inferior dianteira desportiva, um difusor traseiro, capas dos espelhos, frisos laterais e puxadores das portas na cor da carroçaria, luzes diurnas em LED e jantes de liga leve de 17 polegadas de série e de 19 polegadas em opção.

O estilo ousado do Kuga ST-Line, inspirado nos modelos Ford Performance, inclui pára-choques e saias laterais na cor da carroçaria e acabamentos em preto na grelha, protecção inferior dianteira, difusor traseiro e barras de tejadilho. Um spoiler traseiro de grandes dimensões, jantes de liga leve de 18 polegadas (de série), ou de 19 polegadas (em opção)¹, e dupla saída de escape desportivo, reforçam o carácter desportivo. No interior, o forro do tecto em tom escuro, os bancos com design exclusivo ST-Line, com costuras de contraste a vermelho, os pedais em alumínio, o volante plano em baixo e os tapetes e as embaladeiras ST-Line, reflectem a personalidade orientada para a performance.

Segundo Amko Leenarts, Director de Design da Ford Europa, “os clientes do Kuga expressaram que estavam prontos para ver um design mais emocional e o nosso novo Kuga é uma escultura habilmente articulada. Visualmente mais elegante, mais baixo e mais largo, faz-nos sentir empolgados só de olhar para ele. O totalmente novo interior é um espaço santuário, desenhado para permitir a vida do dia-a-dia acontecer. Harmonioso e arejado, faz a fusão de materiais premium, qualidade perfeita e tecnologia de ponta.”

O novo Kuga estará disponível em 11 cores, incluindo as novas tonalidades Diffused Silver e Sedona Orange, numa palete que se destaca pelas cores premium de tripla camada Lucid Red e Star White Pearl.

Uma diversidade de propulsores sem precedentes

A Ford assumiu o compromisso de oferecer uma opção electrificada em todos os modelos de passageiros a lançar no mercado europeu, aumentando, no final de 2021, para 18 o número de modelos electrificados comercializados na região. O novíssimo Kuga é o primeiro veículo Ford a ser oferecido com tecnologia de propulsores plug-in hybrid, mild-hybrid e full-hybrid.

Kuga Plug-In Hybrid (PHEV): O novo Kuga Plug-In Hybrid proporciona a autonomia de condução e o grau de liberdade oferecido pelos motores de combustão tradicionais, juntamente com a eficiência, baixos consumos e requinte de um grupo propulsor eléctrico.

A arquitectura de distribuição de potência combina um motor a gasolina de 2,5 litros e quatro cilindros, que funciona segundo o ciclo Atkinson, um motor eléctrico e um gerador, e uma bateria de iões de lítio de 14,4 kWh; o conjunto desenvolve uma potência máxima de 225 CV. O Kuga Plug-In Hybrid proporciona uma autonomia 100% eléctrica de 72 km NEDC (56 km WLTP), consumos desde 1,2 l/100 km NEDC (desde 1,4 l/100 km WLTP) e emissões estimadas desde 26 g/km CO2 NEDC (desde 32 g/km CO2 WLTP).

A bateria pode ser carregada utilizando uma ficha integrada no pára-choques dianteiro; também é possível obter a carga total em andamento e de forma automática, recorrendo à tecnologia de carga regenerativa, que capta e energia cinética normalmente perdida durante as travagens. Para carregar totalmente a bateria através de um ponto de electricidade externo de 230 V, são necessárias menos de 6 horas.

Os condutores podem escolher quando e como utilizar a energia da bateria, através dos modos EV Auto, EV Now, EV Later e EV Charge. Quando a bateria atinge o seu estado de carga mais baixo, o Kuga muda automaticamente para o modo EV Auto, complementando a potência do motor a gasolina com a assistência do motor eléctrico, usando a energia recuperada, para obter consumos optimizados. 

Kuga EcoBlue Hybrid: O novo Kuga EcoBlue Hybrid reforça os argumentos do motor diesel Ford EcoBlue de 2,0 litros com 150 CV para registar consumos ainda melhores. A tecnologia mild-hybrid emprega um sistema integrado de motor de arranque /gerador, comandado por correia (BISG: Belt-driven Integrated Starter/Generator), que substitui o alternador convencional e permite a recuperação e armazenamento da energia durante as desacelerações, e assegura a carga do pack de baterias de 48 V de iões de lítio, com refrigeração a ar. O sistema BISG funciona também como motor, utilizando a energia armazenada para fornecer assistência eléctrica de binário ao motor térmico em condições normais de condução e aceleração, assegurando, também, o funcionamento dos auxiliares eléctricos do veículo.

O sistema de 48 V assegura, também, que a tecnologia Auto Start-Stop do novo Kuga funciona em mais situações, melhorando a poupança de combustível e contribuindo para consumos desde 4,3 l/100 km NEDC (desde 5,0 l/100 km WLTP) e emissões CO2 desde 111 g/km NEDC (132 g/km WLTP).

Kuga Hybrid: Disponível para encomenda a partir do final deste ano, o Kuga Hybrid utiliza um propulsor auto-suficente (auto-carregamento) 100% híbrido, que permite uma condução puramente eléctrica, e combina um motor a gasolina de 2,5 litros de ciclo Atkinson, motor eléctrico, gerador, bateria de iões de lítio e uma transmissão automática de distribuição de potência. O Kuga Hybrid estará disponível com tracção dianteira e Tracção Integral Inteligente Ford, com consumos previstos desde 5,6 l/100 km e emissões previstas desde 130 g/km CO2.

Os clientes do novíssimo Kuga podem, também, optar por uma das várias propostas da moderna gama de motores Ford EcoBoost, a gasolina, e Ford EcoBlue, a gasóleo, com consumos e funcionamento optimizados. De série, estes propulsores estão associados à função Auto Start-Stop, para redução dos custos de utilização, e a sofisticadas transmissões (manual de seis velocidades e automática de oito velocidades) que proporcionam uma condução sem esforço.

Kuga EcoBlue: O motor Ford EcoBlue de 1,5 litros oferece 120 CV, apresenta consumos desde 4,2 l/100 km NEDC (desde 5,1 l/100 km WLTP), emissões CO2 desde 109 g/km NEDC (desde 133 g/km WLTP) e é apoiado por tecnologias inovadoras, tais como:

  • Recirculação de gases de escape de baixa pressão, combinada com refrigeração por permutador de calor ar-água para uma combustão mais eficiente e menos emissões
  • Conduta de admissão integrada para optimizar a “respiração” do motor
  • Turbocompressor de baixa inércia para uma resposta mais rápida e controlável do turbo, com recurso a materiais habitualmente utilizados em motores de foguetão, especialmente concebidos para resistir a altas temperaturas
  • Sistema de injecção de combustível de alta pressão, mais reactivo e silencioso e com maior precisão na entrega de combustível.

Kuga EcoBoost: O motor EcoBoost de 1,5 litros está disponível em dois níveis de potência, 120 CV e 150 CV, proporcionando consumos desde 5,5 l/100 km NEDC (desde 6,6 l/100 km WLTP) e emissões CO2 desde 125 g/km NEDC (desde 150 g/km WLTP). Este propulsor conta com o sistema Ford de desactivação de cilindros, uma estreia mundial absoluta num motor de três cilindros. Esta tecnologia tem a capacidade de desactivar automaticamente um dos cilindros quando não é necessário utilizar toda a cilindrada, como em situações de descidas íngremes ou em andamento de cruzeiro, nas quais se exige pouco esforço mecânico. A desactivação de cilindros consegue desactivar ou activar um cilindro em 14 milissegundos – 20 vezes mais rápido que um piscar de olhos – sem comprometer o desempenho ou requinte de funcionamento.

As principais tecnologias de ambos os motores EcoBoost incluem um sofisticado sistema de sobrealimentação (turbo), injecção directa de combustível de alta pressão e Duplo Sistema de Variação da Distribuição. A emissão de partículas foi reduzida com a utilização da tecnologia de filtro de partículas. Outras tecnologias adoptadas incluem:

  • Nova combinação de injecção indirecta e directa de combustível, que ajuda a desenvolver mais potência e melhor capacidade de resposta, juntamente com baixos consumos, com especial incidência na redução de consumo com o motor em pouca carga
  • Arquitectura de três cilindros de baixo atrito que oferece, de forma natural, um elevado binário logo desde os baixos regimes
  • Novos colectores de escape integrados, que permitem ao motor alcançar uma temperatura ideal de funcionamento mais rapidamente. Esta solução melhora os consumos de combustível e aumenta o binário disponível, pois reduz drasticamente a distância que os gases percorrem entre os cilindros e o turbocompressor
  • Construção totalmente em alumínio para redução do peso do conjunto.

A nova e eficaz transmissão automática Ford de oito velocidades foi concebida para optimizar ainda mais a economia de combustível e proporcionar um elevado desempenho. Disponível para os motores 1.5 EcoBoost de 120 CV, a nova transmissão tem as seguintes características:

  • Escalonamento Adaptativo das Passagens de Caixa, o qual avalia os diversos estilos de condução para optimizar as passagens de caixa. O sistema consegue identificar inclinações em subida e em descida, bem como curvas apertadas ou rápidas, e ajustar as passagens de caixa em função desses parâmetros, proporcionando uma experiência de condução mais suave, envolvente e requintada
  • Controlo de Qualidade das Passagens de Caixa, o qual avalia informações do veículo e do ambiente de utilização para ajustar os níveis de pressão na embraiagem e proporcionar, de forma consistente, passagens de caixa mais suaves. A tecnologia consegue também ajustar a suavidade das passagens de caixa em função do estilo de condução de cada um.

Como refere Joerg Beyer, Director Executivo de Engenharia da Ford Europa, “O conceito de ‘tamanho único’ não serve a todos, pelo que desenvolvemos uma estratégia diferenciada no que respeita aos propulsores do novíssimo Kuga. O objectivo é ajudar os clientes a encontrar a solução ideal para o seu estilo de vida, bem como tornar mais fácil e agradável a sua transição para um estilo de vida electrificado. O Kuga é o primeiro veículo Ford a beneficiar de uma gama completa de sofisticadas soluções de motorização Ford Hybrid.”

O Kuga oferece também, pela primeira vez, a tecnologia de Modos de Condução seleccionáveis que permite aos condutores ajustar a resposta do acelerador, o “peso” da direcção e o controlo de tracção, bem como os padrões das passagens de caixa nas versões automáticas, para fazer corresponder a resposta e as performances aos cenários de condução.

Juntamente com os modos Normal, Sport e Eco, o modo Slippery oferece mais confiança aos condutores em superfícies de baixa aderência, tais como neve e gelo. O modo Deep Snow/Sand ajuda a manter a dinâmica e a progressão do veículo em superfícies macias e deformáveis. 

O novíssimo Kuga torna mais fácil do que nunca rebocar qualquer coisa, desde pequenos atrelados a caravanas de grandes dimensões, recorrendo a duas inovadoras soluções e a uma capacidade de reboque até 2.100 kg, dependendo da configuração de motorização. Uma barra de reboque retráctil operada electricamente pode ser controlada através de um botão convenientemente localizado na bagageira. Premindo o botão uma vez faz com que o gancho de reboque saia da sua posição de recolhimento sob o veículo. Ao premir novamente o botão, o conjunto recolhe-se sob o carro. Além disso, está também disponível uma barra de reboque amovível, de fácil manuseamento e instalação. Quando não está a ser utilizado, o gancho de reboque pode ser arrumado na bagageira.

Experiência de propriedade e conforto reforçados

Conforto, espaço, flexibilidade e conectividade são factores chave numa experiência mais gratificante para todos os ocupantes do Kuga, oferecendo valores de referência na classe em termos do espaço disponível na segunda fila de bancos. O novíssimo Kuga é 44 mm mais largo e 89 mm mais comprido que o modelo anterior, tendo também mais 20 mm na distância entre eixos. No interior, isto traduz-se em mais espaço ao nível dos ombros, ancas e cabeça para os ocupantes dianteiros e traseiros, apesar de ser 6 mm mais baixo do que o modelo anterior.

Para os que viajam atrás, os bancos laterais podem dispor de aquecimento, uma novidade absoluta no modelo. Além disso, todos os bancos traseiros podem ser movidos para trás, oferecendo um valor referencial na classe de 1035 mm de espaço para as pernas, ou para a frente, aumentando a capacidade da bagageira para 645 litros, o melhor valor da classe. O rebatimento dos bancos é feito através de um dispositivo remoto, facilitando a operação e criando uma superfície totalmente plana.

A bagageira inclui também um tapete reversível em veludo de alta qualidade numa das faces, para uma aparência e sensação de alta qualidade, e em borracha na outra face, oferecendo uma superfície robusta e durável, ideal para evitar que a sujidade de objectos e de equipamentos desportivos atinja o interior.

O interior do novo Kuga apresenta conceitos inovadores de engenharia e novas tecnologias de conforto e conveniência. Deste modo, o veículo consegue uma perfeita integração na vida dos clientes.

Pela primeira vez, o Kuga dispõe da tecnologia de modem integrado FordPass Connect, tornando o veículo num hotspot WiFi móvel com capacidade para conectar até 10 dispositivos. Além de ajudar os condutores a planear mais facilmente as suas viagens, com actualizações Live Traffic em tempo real no sistema de navegação, e de permitir o acesso ao entretenimento em viagem a todos os ocupantes, o FordPass Connect oferece uma vasta gama de características de conveniência para uma experiência de propriedade através da app móvel FordPass³, incluindo:

  • Localizador do Veículo: ajuda os proprietários a encontrar o seu carro nos grandes parques de estacionamento dos centros comerciais
  • Estado do Veículo: para verificar o nível de combustível e a carga da bateria, estado do alarme, pressão dos pneus, vida útil do óleo, etc
  • Trancar/Destrancar Portas: para aceder remotamente ao Kuga
  • Arranque à Distância: para versões Kuga com transmissão automática de oito velocidades4

A app FordPass oferece também novos recursos para tornar a experiência de propriedade de um veículo electrificado ainda mais gratificante para os clientes Kuga Plug-In Hybrid, incluindo:

·        Tempos de carregamento preferenciais, permitindo aos clientes pré-definir os tempos de carregamento do seu veículo para utilizar melhor as tarifas de eletricidade e definir os seus níveis de carregamento desejados

·        Horários de partida, para preparar o veículo em função de um horário específico de partida e pré-condicionamento da temperatura do habitáculo para uma viagem

·        Registos de viagem e de carga, ajudando os clientes a monitorizar e rever a utilização de energia e combustível dos seus veículos, incluindo a energia utilizada, a distância percorrida em modo 100% elétrico e atividade de travagem regenerativa

·        Nível de carga e notificações, para monitorizar o estado do nível da bateria e a autonomia de condução disponível

·        Localizador de pontos de carregamento, para ajudar os clientes a localizar e a dirigir-se, sem esforço, a mais de 125.000 locais da Rede de Carregamento FordPass em 21 países, com informações acerca do tipo de ligação e se se trata de um local público ou de acesso restrito, entre outros dados

Os utilizadores do novo Kuga podem agora dizer adeus a cabos e fichas espalhados pela consola para carregar os seus dispositivos, graças a uma nova base de carregamento sem fios (wireless) situado por baixo do painel de instrumentos. O sistema funciona com smartphones compatíveis e detecta automaticamente os dispositivos para iniciar a carga.

Mesmo a carregar na base wireless, os dispositivos mantêm-se conectados via Bluetooth ao sistema de comunicação e entretenimento SYNC 3 da Ford, integrado num ecrã táctil central de 8 polegadas controlado por gestos de toque e arrasto. O SYNC 3 permite aos condutores controlar as funções de áudio, navegação e climatização, mais os smartphones conectados, recorrendo apenas a simples comandos de voz. A compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto™ está incluída sem custos adicionais.

Um novo painel de instrumentos LCD de 12,3 polegadas é o primeiro na indústria a usar a tecnologia de forma livre, que permite que os bordos superiores sejam curvos para um design interior mais simples. O painel de forma livre apresenta circuitos integrados no ecrã, permitindo que os designers criem formatos além do tradicional design retangular.

Adicionalmente, o painel de instrumentos de 24 bits e com “cores reais” gera imagens e símbolos de alta definição mais detalhados e intuitivos, apresentados em todo o espectro de cores, tornando-os, assim, mais claros, mais fáceis de ler e menos cansativos para os olhos.

Um novo sistema de som B&O PLAY proporciona aos ocupantes o desfrutar em pleno das funções áudio. O potente sistema de 575 W com dez altifalantes dispõe de um subwoofer externo para uma eficaz reprodução das baixas frequências. A colocação dos tweeters no tablier foi optimizada para uma experiência de audição mais envolvente para todos os ocupantes. Uma abrangente calibragem sonora, estática e dinâmica, assegura a qualidade da experiência de audição, independentemente das condições de condução.

A tecnologia mãos livres da Ford permite aceder à bagageira mesmo com os braços e mãos carregados de sacos de compras, equipamento de desporto, ou mesmo com crianças ao colo, apenas com o movimento do pé por debaixo do pára-choques traseiro. Além disso, os engenheiros desenvolveram uma nova solução para alojar a cobertura da bagageira quando esta não é necessária: agora é possível guardá-la sob o piso flexível da bagageira e é também mais fácil de remover graças a uma simples pega de puxar.

Teconologias que inspiram confiança

O novo Kuga reforça significativamente a experiência de condução SUV graças a um sofisticado conjunto de tecnologias de assistência ao condutor, concebidas para conferir toda a confiança ao volante e ajudá-los na sua concentração em viagem.

Fazendo a sua estreia na Ford, integrado no sofisticado sistema de Sistema de Manutenção na Faixa, a Detecção de Ângulo Morto combina o Sistema de Informação de Ângulo Morto (BLIS) da Ford e o Sistema de Manutenção na Faixa para monitorizar o ângulo morto do condutor em relação a veículos que se aproximam por trás ao circular em estradas de faixas múltiplas. Caso um condutor assinale uma mudança de faixa, ou se o sistema de controlo perceber uma mudança de faixa quando um veículo se aproxima do ângulo morto e que possa levar a uma potencial colisão é aplicado um movimento contrário na direcção para alertar o condutor e desencorajar a manobra de mudança de faixa.

A nova tecnologia de Informação de Perigo na Via – activada pelo FordPass Connect – informa os condutores de uma situação de perigo na estrada em que segue, mesmo que o incidente não seja visível devido a uma curva no trajecto ou a outros veículos. As notificações são apresentadas independentemente da navegação por satélite e têm origem em autoridades locais, serviços de emergência e dados de condução oriundos de outros veículos conectados à nuvem.

As notificações de perigos, incluindo trabalhos na estrada, veículos avariados, animais, peões e objetos na faixa de rodagem, e mesmo condiações de perigo para a condução, são recebidas over-the-air pelo veículo.

O Kuga apresenta em estreia uma versão melhorada do Assistente de Pré-Colisão com tecnologia de Travagem Ativa, que integra uma nova função de Cruzamento que pode aplicar automaticamente os travões para evitar ou mitigar os efeitos de um acidente. Esta acção tem lugar quando o sistema detecta uma colisão iminente se o condutor estiver a desviar para a trajectória do trânsito que vem no sentido oposto. A tecnologia de Detecção de Ciclistas alerta os condutores para a presença de pessoas na estrada e que podem cruzar-se com a trajetória do veículo. Estas funcionalidades estão concebidas para reduzir a gravidade das colisões frontais.

O Controlo de Velocidade de Cruzeiro Adaptativo (ACC) com Stop & Go, Reconhecimento de Sinais de Velocidade e Centragem na Faixa ajuda o veículo a manter, em andamento, uma distância confortável em relação aos veículos da frente. Também contribui para reduzir o stress durante viagens longas ao manter o veículo sempre centrado na sua faixa. Também é capaz de ajustar a velocidade do veículo para os limites legais, ao monitorizar os limites de velocidade nos sinais de trânsito e pórticos de informação, para além de utilizar os dados recolhidos pelo sistema de navegação de bordo.

A função Stop & Go – disponível com a transmissão automática de oito velocidades – permite que o sistema ACC pare completamente o veículo em condições de pára-arranca, utilizando até 50% da força total de travagem, bem como avançar automaticamente se a paragem for inferior a 3 segundos. Para paragens de duração superior, o condutor pode premir um botão no volante ou aplicar suavemente o acelerador, para avançar.

Sempre que o ACC esteja activado, a tecnologia de Centragem na Faixa monitoriza as marcações na estrada e pode aplicar uma suave (mas perceptível) dose de força no sistema de direcção de forma a manter os condutores centrados na sua faixa. Concebido para os apoiar em velocidades até 200 km/h, a tecnologia emite avisos visuais e sonoros quando detecta que o condutor não está a intervir no volante.

O Kuga é o primeiro SUV Ford na Europa a oferecer um sistema Head-up display (HUD), o qual projecta informação útil no campo de visão dos condutores e permite, assim, que estes mantenham o seu olhar na estrada. O sistema é ainda mais eficaz porque possui um dos maiores campos de visão de todos os HUD disponíveis na Europa, medindo 6 graus por 2,5 graus.

O ecrã retráctil em policarbonato possui filtros especias que o tornam no único do seu género a poder ser lido por utilizadores com lentes polarizadas. Dependendo do nível de equipamento do veículo, a configuração seleccionável da informação projectada inclui velocidade – o único conteúdo que está sempre presente, Reconhecimento de Sinais de trânsito, ACC, navegação, Indicador de Mudança Engrenada, sistema de entretenimento e notificações de emergência.

O Alerta de Tráfego Cruzado adverte os condutores que saem em marcha-atrás de um lugar de estacionamento de veículos, de que outros veículos poderão estar prestes a cruzar-se na sua trajetória; as câmaras de visão panorâmica, montadas à frente e atrás, oferecem uma visão a 180 graus da frente e da traseira do veículo, para uma melhor visibilidade em marcha-atrás ou à saída de um estacionamento ou rampa de acesso.

O Sistema de Estacionamento Automático torna o estacionamento ainda mais fácil, oferecendo manobras totalmente automatizadas em espaços de estacionamento paralelos e perpendiculares, bastanto premir um botão. Activado pela funcionalidade shift-by-wire da nova caixa automática de oito velocidades, o sistema identifica espaços de estacionamento adequados; para assumir o controlo do movimento do veículo, o condutor apenas tem de colocar a caixa em ponto morto e pressionar um único botão situado na consola central.

O veículo passa, então, a controlar totalmente a caixa de velodidades para a frente ou marcha-atrás, o acelerador e a travagem, bem como a direcção: o sistema consegue realizar manobras em espaços com apenas mais 92 centímetros de comprimento do que o veículo e em inclinações até 12 por cento, a velocidades até 4 km/h; a seguir engrena automaticamente a posição Park. A tecnologia consegue também ajudar o condutor a sair de espaços de estacionamento paralelos, recorrendo à função Assistente de Saída de Estacionamento, totalmente automatizada.

Segurança 5 estrelas

O novo Ford Kuga5 foi distinguido com a máxima classificação possível de 5 estrelas em segurança, atribuída pela autoridade independente de testes de colisão Euro NCAP, registando 92% na proteção de adultos e obtendo a pontuação máxima nos testes de colisão lateral contra com uma barreira ou um poste.

A estrutura do Kuga utiliza aço de alta resistência em todo o esqueleto, bem como uma concepção inteligente, para melhorar a proteção contra impactos, incluindo tubos de aço 3D de ultra alta resistência incorporados nos pilares A e ao longo do tejadilho.

Outras tecnologias concebidas para ajudar os condutores do Kuga a evitar acidentes e as distrações incluem o Assistente de Manobras Evasivas. Foi concebido para funcionar a velocidades urbanas e de auto-estrada, o sistema utiliza um radar e uma câmara para detectar veículos mais lentos ou imobilizados. Na iminência de uma colisão, assiste os movimentos na direcção para permitir aos condutores manobrar e evitar um veículo que esteja nas condições acima descritas.

Os avançados sistemas de iluminação incluem o sistema Ford de Luzes Dianteiras Adaptativas com iluminação preditiva em curva e iluminação com base nos sinais de trânsito pré-ajusta os padrões dos faróis para a máxima visibilidade antes de entrar numa curva, cruzamento ou rotunda.

O sistema utiliza a câmara dianteira para monitorizar as marcações da faixa até 65 metros à frente do veículo. Isto possibilita que o ângulo de luz dos faróis incida nas zonas não iluminadas, antecipando automaticamente a visibilidade na aproximação, em vez de se basear apenas nos movimentos que o condutor imprime no volante. Patenteado pela Ford, a integração do sistema de leitura de sinais de trânsito para optimizar os padrões do feixe de luz, permite que este seja mais largo na aproximação a cruzamentos e rotundas, de forma a iluminar melhor eventuais perigos que não estejam na direcção em que veículo se movimenta.

As luzes de máximas anti-encandeamento podem evitar que o condutor encandeie terceiros inadvertidamente e, durante a noite, ajuda os utilizadores a ver melhor a estrada à sua frente, com faróis dotados de uma inovadora configuração de “tambor” que proporciona mais flexibilidade e suavidade nas transições de luz, tornando-as também menos distractivas.

Em caso de acidente, a nova tecnologia Travagem Pós-Colisão ajuda a reduzir o impacto de uma potencial segunda colisão, ao aplicar automaticamente uma pressão de travagem moderada quando é detectada uma primeira colisão. Abrandar o veículo pode, potencialmente, diminuir as lesões nos ocupantes e danos adicionais no veículo.

Segundo Rowley, “Não acreditamos na tecnologia só porque se trata de tecnologia. Recursos como o nosso modem incorporado FordPass Connect e o novo sistema de Manutenção de Faixa com Assistente de Ângulo Morto, combinados com a nossa nova gama de soluções de motorização Ford Hybrid, foram concebidas para corresponder à constante evolução na forma como utlizamos os nossos carros e fazer com que o novo Kuga entre na vida dos nossos clientes de forma harmoniosa.”

# # #

1 A opção de jantes de liga de 20 polegadas pode também pode ser disponibilizada em certos mercados.

2 Os números homologados oficialmente de eficiência de combustível/energia e de emissões de CO2 serão publicados mais próximo da data de lançamento no mercado.

3 Funcionalidades que podem exigir activação.

4 Em regiões onde a legislação o permita.

5 Classificação 5 estrelas Euro NCAP aplicável às versões Kuga 2.0 EcoBlue (diesel), 1.5 EcoBlue (diesel) e 1.5 EcoBoost (gasolina).

As funções de assitência ao condutor são complementares e não substituem a atenção, a capacidade de julgamento e a necessidade de controlo do veículo por parte do condutor.

Android e Android Auto são marcas registadas da Google Inc.

BANG & OLUFSEN™ e B&O™ são marcas registadas do Bang & Olufsen Group. Licenciado pela Harman Becker Automotive Systems Manufacturing Kft. Reservados todos os direitos.

Os consumos de combustível/energia, as emissões de CO2 e a autonomia eléctrica declarados são medidas de acordo com os requisitos técnicos e especificações da Regulamentação Europeia (CE) 715/2007 e (UE) 2017/1151, nas suas mais recentes redacções. Os consumos de combustível e as emissões de CO2 referentes a Veículos Comerciais Ligeiros apresentam informações em New European Drive Cycle (NEDC) e WLTP. No final de 2020, a norma WLTP substituirá totalmente a mais recente versão da norma NEDC. O procedimento do teste padrão aplicado permite a comparação entre diferentes tipos de veículos e fabricantes.

Durante a descontinuação faseada da NEDC, os consumos e emissões de CO2 obtidos segundo a norma WLTP estão a ser comparados com os valores segundo a norma NEDC. Assim, existirão algumas discrepâncias face à anterior análise de consumos e emissões, pois alguns procedimentos dos testes sofreram alterações, pelo que uma mesma viatura poderá ter diferentes valores de consumos e de emissões de CO2.

# # #

Sobre a Ford Motor Company

A Ford Motor Company é uma empresa global com sede em Dearborn, Michigan. A empresa projeta, fabrica, comercializa e presta serviços de manutenção a uma gama completa de veículos Ford de passageiros, comerciais, SUV, veículos eletrificados e aos veículos de luxo Lincoln, fornece serviços financeiros através da Ford Motor Credit Company e persegue posições de liderança em eletrificação e soluções de mobilidade, incluindo serviços de condução autónoma e serviços conectados. A Ford emprega aproximadamente 190.000 pessoas em todo o mundo. Para obter mais informações sobre a Ford, os seus produtos e a Ford Motor Credit Company, visite corporate.ford.com.

 

A Ford Europa é responsável por produzir, comercializar e assistir os veículos da marca Ford em 50 mercados e emprega aproximadamente 46.000 trabalhadores nas suas instalações e ‘joint-ventures’ consolidadas e aproximadamente 61.000 quando incluídas as empresas não consolidadas. Em conjunto com a Ford Motor Credit Company, as operações da Ford Europa incluem a Divisão de Serviço ao Cliente e 19 instalações fabris (12 detidas integralmente e 7 em 'joint-ventures' não consolidadas). Foi em 1903 que os primeiros veículos Ford foram transportados para a Europa, no mesmo ano em que a Ford Motor Company foi fundada. A produção europeia iniciou-se em 1911.