Ford Media Center

Ford vai produzir um novo veículo comercial ligeiro na Roménia a partir de 2023; versão 100% elétrica chegará ao mercado no ano seguinte

 

 

·         A Ford investiu 300 milhões de dólares para a produção de um novo veículo comercial ligeiro nas suas instalações de Craiova, na Roménia, a partir de 2023

·         A versão 100% elétrica deverá chegar ao mercado em 2024, naquele que será o primeiro modelo Ford totalmente elétrico e de grande volume a ser construído na Roménia, solidificando o processo da companhia rumo a um futuro com emissões zero na Europa

·         A fábrica de Craiova segue-se, assim, ao Ford Cologne Electrified Vehicle Center, na Alemanha, e à fábrica de Kocaeli, da Ford Otosan, na Turquia, na construção de veículos totalmente elétricos

·         Até 2024, a Ford terá à venda na Europa uma gama de veículos comerciais de emissões zero totalmente elétrica ou híbrida plug-in; até 2030, dois terços das vendas de veículos comerciais deverão ser totalmente elétricas ou híbridas plug-in

A Ford confirmou hoje que vai investir 300 milhões de dólares para a produção, a partir de 2023, de um novo veículo comercial ligeiro na sua Fábrica de Montagem de Craiova, na Roménia, incluindo uma versão totalmente elétrica que deverá chegar ao mercado em 2024, naquele que será o primeiro veículo Ford 100% elétrico a ser construído na Roménia.

“As operações da Ford em Craiova têm um forte registo de competitividade e flexibilidade de nível mundial. O nosso plano para construir este novo veículo comercial ligeiro na Roménia reflete a nossa contínua parceria positiva com os fornecedores e comunidade locais e o sucesso de toda a equipa da Ford Craiova”, afirmou Stuart Rowley, Presidente da Ford Europa.

“Passar a produzir uma versão totalmente elétrica em 2024 significa que Craiova será a nossa terceira fábrica na Europa apta a construir veículos totalmente elétricos. Segue-se a outros investimentos recentes realizados este ano no Ford Cologne Electrified Vehicle Center, na Alemanha, e na Fábrica de Kocaeli, da Ford Otosan, na Turquia, enviando um claro sinal de que estamos a acelerar os processos com vista a proporcionar aos nossos clientes europeus de veículos comerciais um futuro com emissões zero”.

Em fevereiro último, a Ford comprometeu-se em tornar, até 2024, toda a sua gama de veículos comerciais capaz de registar emissões zero, através de propostas 100% elétricas ou híbridas plug-in, prevendo que até 2030 dois terços das vendas de veículos comerciais Ford sejam totalmente elétricas ou híbridas plug-in.

O novo veículo comercial ligeiro contará ainda com alguns dos mais avançados motores convencionais da Ford a gasolina e a diesel, incluindo motores diesel de avançada tecnologia oriundos da Fábrica de Motores de Dagenham da Ford, enquanto as transmissões serão provenientes da Ford Halewood Transmissions Limited, ambas com sede no Reino Unido.

Ford Craiova, produtor de classe mundial

O investimento global da Ford nas suas operações de produção na Roménia, incluindo o presente anúncio de investimento, aproxima-se dos 2 mil milhões de dólares desde que, em 2008, adquiriu as instalações de Craiova.

Ao longo dos últimos anos foram feitos upgrades significativos nas operações de veículos de Craiova, incluindo a instalação de mais de 600 robôs para melhorar, ainda mais, os níveis de eficiência e qualidade nas áreas de carroçarias, estampagem, pintura, interiores e chassis. A infraestrutura fabril emprega cerca de 6.000 pessoas, divididas pelas operações de montagem de veículos e de motores, de classe mundial.

O compromisso de Craiova com a eletrificação remonta a outubro de 2019, com o arranque da produção do Puma com motor mild-hybrid, enquanto o anúncio de hoje marca nova fasquia, tornando a Ford no primeiro fabricante a anunciar que irá construir um veículo totalmente elétrico na Roménia. Além do modelo Puma, a Ford Craiova produz atualmente o pequeno SUV Ford EcoSport e o multipremiado motor EcoBoost de 1,0 litros.

"Este novo e planeado investimento no futuro de Craiova é um sinal da esperança da Ford de que o Governo romeno possa garantir um conjunto de melhorias fundamentais de apoio a um ambiente de produção competitivo na região, incluindo melhorias necessárias ao nível das infraestruturas de transportes”, acrescentou Rowley.

A data de início de produção do novo veículo e detalhes de produto serão confirmados mais perto da data de lançamento.

# # #

Sobre a Ford Motor Company

A Ford Motor Company (NYSE: F) é uma empresa global com sede em Dearborn, Michigan. A empresa projeta, fabrica, comercializa e presta serviços de manutenção a uma gama completa de veículos Ford de passageiros, comerciais, SUV, veículos eletrificados e aos veículos de luxo Lincoln, fornece serviços financeiros através da Ford Motor Credit Company e persegue posições de liderança em eletrificação, soluções de mobilidade, incluindo serviços de condução autónoma e serviços conectados. A Ford emprega aproximadamente 186.000 pessoas em todo o mundo. Para obter mais informações sobre a Ford, os seus produtos e sobre a Ford Motor Credit Company, visite www.corporate.ford.com.

A Ford Europa

é responsável por produzir, comercializar e assistir os veículos da marca Ford em 50 mercados e emprega aproximadamente 43.000 trabalhadores nas suas instalações e ‘joint-ventures’ consolidadas e aproximadamente 58.000 quando incluídas as empresas não consolidadas. Em conjunto com a Ford Motor Credit Company, as operações da Ford Europa incluem a Divisão de Serviço ao Cliente e 14 instalações fabris (10 detidas integralmente e 4 em 'joint-ventures' não consolidadas). Foi em 1903 que os primeiros veículos Ford foram enviados para a Europa, no mesmo ano em que a Ford Motor Company foi fundada. A produção europeia iniciou-se em 1911.