Ford Media Center

FORD REVELA UMA DAS CURIOSIDADES DO DESENVOLVIMENTO DE SEUS CARROS

Conhecida por ser bastante utilizada na construção, arquitetura e produção de objetos de decoração, a argila é uma matéria-prima bastante requisitada por sua facilidade de molde e criação. E quem é que, na infância, nunca realizou a divertida atividade de brincar com este material, criando inúmeros moldes e formatos, resultados de uma imaginação bastante criativa?!

Mas o fato curioso é que a argila também é uma grande aliada no desenvolvimento de um novo carro ou utilizada até mesmo para renovar a versão de um consagrado veículo, sabia? Isso mesmo! Os traços, o estilo, as linhas finas e formas sutis dos veículos da Ford são atribuídos à arte de trabalhar com uma argila plástica sintética, chamada de clay (argila, em inglês).

Além de sketches, pranchetas, grandes telas de computador, sofisticados softwares de 3D, robôs e máquinas da linha de produção, este é um trabalho artístico feito pelas mãos de verdadeiros artesãos: os modeladores de clay. “Apesar de todo o avanço no processo para desenvolvimento dos nossos carros, a etapa de modelagem ainda é uma tradição tanto na Ford quanto na indústria automotiva”, revela Fabio Sandrin, supervisor de Design da Ford América do Sul.

O clay é utilizado para a modelagem do veículo. Diferentemente de uma argila comum, que ao ser aquecida endurece rapidamente e não pode mais ser facilmente manipulada, sua composição permite que o material, a altas temperaturas, ganhe uma textura mais maleável para facilitar sua aplicação sobre uma base de PU, uma espuma de poliuretano de alta densidade. Ao esfriar, o clay automotivo volta à sua textura mais firme, permitindo que os designers, juntamente com os modeladores, possam esculpir sua superfície.

O primeiro passo desses profissionais, considerados verdadeiros escultores, é criar as superfícies 3D nos softwares. Na sequência, moldam um protótipo e fazem as correções manualmente. Após esse processo artesanal, o time da Ford retorna com os ajustes para os programas de design. Ao moldar em tamanho real (sim, tamanho real!), designers e engenheiros detectam possíveis problemas no interior ou exterior do veículo, ou seja, elementos ou traços nem sempre evidentes em modelos digitais ou em pequena escala. 

Durante todo o processo de desenvolvimento do projeto, a sustentabilidade também é fortemente levada em conta neste fluxo de trabalho. O clay é reutilizável por meio de uma máquina capaz de reciclar toneladas e mantê-lo fora dos aterros sanitários. Compartimentos são colocados ao redor dos moldes do veículo e, à medida que os designers manipulam o material, os restos são coletados em cubas. Na sequência, são colocados em fornos para suavizar o material para a reutilização. Dessa forma, ao começar o projeto de um novo modelo, é possível reutilizar o clay. Graças a esse processo, a Ford conseguiu reutilizar cerca de nove toneladas globalmente nos últimos cinco anos durante o processo de desenvolvimento de seus carros. 

Sobre a Ford Motor Company

A Ford Motor Company é uma companhia global sediada em Dearborn, Michigan, que está comprometida em ajudar a construir um mundo melhor, onde cada pessoa seja livre para se mover e buscar os seus sonhos. O plano Ford+ da empresa para o crescimento e criação de valor, combina suas forças existentes, novas capacidades e o relacionamento sempre ativo com os clientes para enriquecer suas experiências e aprofundar sua lealdade. A empresa desenvolve e fornece picapes, utilitários esportivos, vans e veículos comerciais inovadores da Ford e veículos de luxo da Lincoln, além de serviços conectados. Adicionalmente, a Ford está estabelecendo posições de liderança em soluções de mobilidade, incluindo tecnologia de veículos autônomos, e fornece serviços financeiros através da Ford Motor Credit Company. A Ford emprega cerca de 177.000 pessoas em todo o mundo. Para mais informações sobre a empresa e seus produtos no Brasil, visite o site https://media.ford.com

CO2 Emission