- A Ford F-150 Lightning SuperTruck tornou-se a picape mais rápida no lendário circuito alemão, com o tempo de 6 minutos e 43,482 segundos
- Esse desempenho também faz da picape elétrica da Ford o quinto protótipo mais rápido a desafiar o “Inferno Verde” – veja o vídeo
- Cada avanço obtido nas pistas é usado pela marca para aprimorar os carros que os clientes usam no dia a dia
A Ford conquistou mais um recorde em Nürburgring com seus prótotipos elétricos. Desta vez, com a F-150 Lightning SuperTruck, que completou uma volta no “Inferno Verde” em 6 minutos e 43,482 segundos, o menor tempo já registrado por uma picape e o quinto mais rápido de um protótipo na história do circuito alemão – veja o vídeo.
Com isso, a SuperTruck superou também o recente recorde da Ford SuperVan, que tornou-se a van mais rápida em Nürburgring e a sétima melhor no ranking geral de protótipos, com o tempo de 6 minutos e 48,2 segundos.
A Ford SuperTruck foi pilotada pelo experiente Romain Dumas, usando pneus slip e um conjunto aerodinâmico especial, que gera 2.700 kg de força descendente a 241 km/h. Equipada com três motores elétricos e um conjunto de baterias de 50 kWh com sistema de arrefecimento líquido, a picape desenvolve uma potência de mais de 1.600 cv. Tem também freios de carbono-cerâmica e carroceria leve com elementos de fibra de carbono e magnésio.
“O que acontece com a picape no circuito de Nürburgring é brutal, por isso ele é chamado de ‘Inferno Verde’. Com 21 quilômetros e 73 curvas, ele destrói qualquer coisa que não seja à prova de balas. Quando os nossos sistemas sobrevivem a essa punição, eles estão prontos para o que quer que venha pela frente”, comenta Mark Rushbrook, diretor global da Ford Racing.
Cada avanço obtido nas corridas, segundo ele, é usado pela Ford para aprimorar os carros que os clientes usam no dia a dia, incluindo lições de aerodinâmica e de exigência máxima das baterias.
“Poderíamos simplesmente construir veículos elétricos em um laboratório e considerar isso bom. Mas na Ford não é assim que funciona. Enquanto outras empresas ainda estão definindo a sua estratégia elétrica, nós estamos aqui provando que a nossa funciona. Essas voltas incrivelmente rápidas nos ensinam coisas que você não aprende em nenhum outro lugar, com dados reais em condições extremas”, destaca.
Para Rushbrook, programas como este dão confiança aos programas de desenvolvimento da marca no momento em que a Ford prepara uma plataforma elétrica acessível de próxima geração. “A Ford é líder em picapes e veículos comerciais por uma razão e planejamos manter isso na era elétrica”, diz.