- A Ford venceu a famosa prova off-road nas categorias de veículos grandes e médios de série, com a F-150 Raptor e o Bronco Raptor
- Essa conquista mostra o sucesso da linha que traz para o dia a dia a capacidade testada nos ambientes mais hostis do planeta
- Conhecida como a “Mãe de todas as corridas do deserto”, a Baja 1000 serve de inspiração para a família Raptor desde 2010
A Baja 1000 é realizada anualmente desde 1967 na Baixa Califórnia, no México. A edição deste ano, encerrada no domingo, confirmou por que ela é considerada a prova off-road mais perigosa da América do Norte , com mudanças no percurso de mais de 1.200 km devido ao clima severo.
Nesse cenário, repleto de terrenos esburacados e riachos encharcados pela tempestade, a Ford Racing provou novamente que o nome Raptor representa o máximo em veículos off-road de fábrica, com a dupla vitória nas categorias de veículos grandes e médios de série, com a F-150 Raptor e o Bronco Raptor, respectivamente.
Essa conquista, justamente quando a Ford Raptor comemora 15 anos, mostra o sucesso da linha que traz para o dia a dia a capacidade comprovada nos ambientes mais hostis do planeta. A família global, que nasceu com a pioneira F-150 SVT Raptor em 2010, hoje é formada pelo Bronco Raptor, Ranger Raptor, F-150 Raptor e F-150 Raptor R.
“Vencer nas duas categorias de produção da Baja 1000 no 15º aniversário da Raptor é a comprovação máxima do que esses veículos representam”, diz Mark Rushbrook, diretor global da Ford Racing. “A Raptor nasceu no deserto e a cada ano projetamos, testamos e corremos com esse legado em mente. Esses resultados são um testemunho não apenas dos nossos veículos, mas das equipes, pilotos e parceiros que levam o seu desempenho ao máximo.”
A Baja 1000 continua a ser o campo de provas para a evolução de cada geração da Raptor. O programa deste ano foi o maior já realizado pela Ford, com quatro veículos – duas F-150, um Bronco e uma Ranger Raptor – e uma equipe com mais de 70 engenheiros, pilotos, navegadores e pessoal de apoio. Esse time realizou mais de 32.000 km de testes e desenvolvimento, criando um fluxo contínuo de dados extraídos diretamente das condições do deserto.
A F-150 Raptor campeã foi pilotada pelas duplas Brad Lovell e Adam Lovell, Austin Robison e Byam Lovell, e Jason Scherer e Jason Berger. O Bronco Raptor venceu com Loren Healy e Eric Davis, Vaughn Gittin Jr. e Jeremy Dickinson, e Bailey Campbell e Bryan Crofts.