- A associação internacional de jornalistas especializados anunciou a vitória da nova Ranger PHEV em Lyon, na França
- Este é o quarto título de Picape Internacional conquistado pela Ford nos 15 anos de história da premiação
- Os veículos foram avaliados com base na eficiência, capacidade de carga, conforto, segurança e custo total de operação
A nova Ford Ranger Híbrida Plug-in foi eleita Picape Internacional 2026/27 pela associação independente de jornalistas especializados em transporte que promove o prêmio a cada dois anos, com sede na Europa. Este é o quarto título de Picape Internacional conquistado pela Ford nos 15 anos de história da premiação e, também, a primeira vez que ela é concedida a um veículo híbrido.
A Ranger PHEV (Plug-in Hybrid Electric Vehicle) é a primeira versão eletrificada da picape e a Ford confirmou que será produzida na América do Sul a partir de 2027. Ela será a melhor Ranger já fabricada na região, trazendo uma combinação inigualável de performance e eficiência, com maior economia de combustível e menos emissões, sem perder a robustez e capacidade de carga, rodagem off-road e reboque da Ranger que os clientes já conhecem. No Brasil, também virá equipada com um exclusivo motor flex, desenvolvido pela engenharia local.
A eleição do Prêmio Picape Internacional foi decidida após um extenso programa de testes em roteiros de estrada e fora de estrada, realizado no mês passado na Bulgária pelo júri de 23 jornalistas. Os veículos foram avaliados com base na eficiência da motorização, volume e capacidade de carga, conforto oferecido ao motorista e passageiros e aspectos de segurança, além do custo total de operação para o cliente.
“A nova Ranger PHEV combina perfeitamente um motor a gasolina com um motor alimentado a bateria para oferecer um desempenho excepcional e líder na categoria, com ainda maior eficiência e menor custo de combustível nas viagens diárias", afirmou Jarlath Sweeney, presidente da premiação. “A escolha de modos de condução permite que você dirija usando o motor gasolina, o elétrico ou uma combinação dos dois, sem comprometer a conhecida robustez e capacidade de trabalho pesado da Ford Ranger.”
O anúncio do vencedor foi feito no jantar de gala da Solutrans 2025, em Lyon, na França, em 19 de novembro. Hans Schep, gerente geral da Ford Pro Europa, disse ser uma grande honra e orgulho ter a nova Ranger PHEV nomeada como Picape Internacional 2026/27.
“Depois de vencer com a nova Ranger em 2024, valorizamos profundamente esse reconhecimento que o júri dá agora ao modelo híbrido plug-in, demonstrando a excelência e o espírito inovador da linha Ranger”, agradeceu o executivo. “Os clientes de picapes dependem da capacidade do veículo para realizar o seu trabalho e esse reconhecimento mostra que a Ranger Híbrida Plug-in não só entrega o desempenho que os clientes esperam de uma Ranger, mas o eleva ainda mais.”
Esta é a quarta vez que a Ford Ranger, de diferentes gerações, ganha este prestigiado prêmio – primeiro em 2013, depois em 2020 e novamente em 2024 – consolidando-se como a líder absoluta do segmento. Além de ser a maior vencedora do prêmio, ela é há 10 anos a picape mais vendida no mercado europeu.